AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Eu tenho desvio de septo nasal...tem que operar?

Hoje falo um pouco sobre o desvio do septo nasal. Tem que operar? Qual problema causa? Entenda no texto de hoje.

por Dra. Maura Neves
[email protected]

Publicado em 21/07/2024, às 13h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ilustração desvio de septo - FREEPIK
Ilustração desvio de septo - FREEPIK

Olá pessoal! Essa semana falo um pouco sobre o desvio do septo nasal. Uma das dúvidas mais frequentes que recebo é sobre essa estrutura do nariz. Tem que operar? Qual problema causa?  

Para responder essas dúvidas vamos por etapas! 

O que é o septo nasal? 

Para começar o septo nasal é a estrutura que divide uma narina da outra. Além disso ele ajuda na sustentação e na forma externa do nariz. É composto da parte mais flexível formada de cartilagem na ponta do nariz e de uma parte mais rígida óssea, na parte mais funda. 

Como toda divisória esperamos que ela seja sempre reta, gerando duas narinas de tamanho semelhante. Porém, isso normalmente não ocorre e o septo apresenta na maioria das vezes algum grau de desvio. Esse desvio pode ser para um lado só, ou para ambos os lados formando um "S". 

O que causa esse desvio? 

O septo nasal desvia através do crescimento da face durante a infância e adolescência ou por algum trauma no nariz. Neste último caso, batidas, quedas, socos, entre outros podem deslocar o nariz ou quebrar o osso e a cartilagem. 

Como sei se tenho algum desvio no septo? 

Bem, como mencionei acima, todos temos algum grau de desvio. Mesmo porque nossa face não é totalmente simétrica, e nem o nariz. Os desvios que são significativos são os pioram a respiração nasal. Ou seja, se você tem o nariz tampado mais frequentemente de um lado, há alta chance de ter algum desvio.  

Para ter a confirmação é necessária uma avaliação com médico otorrinolaringologista, que, muitas vezes através do exame físico, consegue dar o diagnóstico. Para complementar podem ser solicitados outros exames como nasofibroscopia ou a tomografia da face que ajudam na determinação do local exato do desvio e programação do melhor tratamento. 

Mas, tem que operar? 

A cirurgia do desvio de septo ou septoplastia está indicada quando há uma dificuldade respiratória pelo nariz que não melhora com tratamento medicamentoso. Assim, nem todo desvio de septo deve ser operado. 

A cirurgia é feita sob anestesia geral, por dentro das narinas, sem cortes no rosto e necessita de internação hospitalar de ao menos 1 dia.  

Mesmo sendo necessário remover osso desviado, a face não fica com hematomas após a septoplastia. Isto só ocorre quando juntamente com a cirurgia do desvio de septo é feita alguma cirurgia plástica na parte externa do nariz, chamada de rinoplastia. Na plástica nasal são modificados a forma da ponta nasal, do dorso além de corrigir a lateralidade da pirâmide nasal.  

Assim a septoplastia é a cirurgia para respirar melhor e a Rinoplastia é cirurgia para mudar a forma externa do nariz. Elas podem ser feitas juntas ou separadas. 

Importante dizer que se já existe um grau de obstrução respiratória uma cirurgia plástica pode deixar o nariz mais entupido. Assim, vale a pena consultar um médico otorrinolaringologista antes de decidir pela plástica isoladamente.  

Tem idade mínima ou máxima para operar o septo nasal? 

Normalmente não há restrição formal de idade. A cirurgia é indicada pela necessidade de respirar bem pelo nariz e para promover bom sono, aprendizado além de crescimento facial adequado. 

E a carne esponjosa? 

No nariz a cirurgia de desvio de septo muitas vezes pode confundir com a cirurgia das conchas nasais. Essas estruturas também causam muita obstrução respiratória quando estão aumentadas, situação que ocorre quando há, por exemplo, gripes, resfriados ou rinites. Muitas vezes, quando há desvio no septo as conchas são removidas parcialmente para ajudar a dar mais espaço para a passagem de ar. 

Assim, o ideal para uma boa indicação cirúrgica é que o médico avalie bem o seu caso e o tipo do seu desvio de septo. Só assim, a cirurgia será ideal para o que você precisa! 

Dra. Maura Neves Otorrinolaringologista Colunista da Ana Maria Digital