AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

10 mitos e verdades sobre rinites

Hoje desmistifico 10 mitos e verdades sobre rinites para te ajudar a respirar melhor

por Dra. Maura Neves
[email protected]

Publicado em 29/09/2024, às 12h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
FREEPIK
FREEPIK

Nas últimas semanas temos vivido um desafio para respirar bem. A combinação de queimadas, poluição, calor intenso e ar seco não tem ajudado as rinites a ficarem sob controle. Com tantos desafios vamos a 10 mitos e verdades para você saber tudo sobre o tema! 

1-A rinite não tem cura! 

Mito: existem vários tipos de rinite e algumas delas não tem cura mesmo! O maior exemplo é a rinite alérgica. Porém temos rinites de causas hormonais, ocupacionais etc que podem ser curadas uma vez que o fator causal for resolvido.  

2-A rinite é hereditária. 

Verdade: a rinite alérgica tem maior incidência em filhos de pais alérgicos. Se apenas um dos pais tem rinite os filhos têm 25 a 50% de chance de ter rinite também. Se ambos têm rinite os filhos têm pelo menos 75% de chance de ter rinite alérgica.  

3-Uma pessoa pode ter mais de um tipo de rinite 

Verdade: como as causas das rinites são variáveis uma pessoa pode ter rinite alérgica como alergia a pó, por exemplo, e piorar os sintomas com variações climáticas, o que caracteriza uma rinite irritativa.  

4-A rinite pode dar coceira nos olhos 

Verdade: a rinite alérgica pode apresentar além de sintomas nasais como coriza, nariz tampado e espirros, outros sintomas. A coceira pode ocorrer nas orelhas, céu da boca e olhos. A conjuntivite alérgica esta frequentemente associada e rinite alérgica.

5-Rinite pode virar sinusite

Verdade: uma rinite não tratada pode virar sinusite sim! A rinite é uma alteração de inflamação no nariz que quando não tratada facilita a entrada de virus e bactérias no nariz. Essa é uma das principais causadoras da sinusite infecciosa. 

6-A rinite só melhora com uso de remédio 

Mito. Existem outros métodos de controle dos sintomas. A higiene ambiental, ou seja, retirada dos alérgenos do ambiente em que o alérgico fica é fundamental para o controle dos sintomas. Por exemplo: 

  • manter o ambiente sem poeira 
  • Trocar sempre os lençóis e fronhas 
  • Trocar cobertores por edredons que possam ser lavados mais facilmente 
  • Remover cortinas e carpetes do quarto. 
  • Evitar brinquedos com pelúcia que retenham pó 
  • Evitar compartilhar a cama com animais de estimação 

7-Lavar o nariz com soro ajuda na rinite 

Verdade: a lavagem nasal ajuda na remoção de alérgenos e outros irritantes inalados. Eles são normalmente pó, ácaros e fungos que, quando dentro do nariz, causam a rinite. A lavagem com solução salina ajuda a removê-los do nariz e melhorar os sintomas da rinite. 

8-Alguns remédios podem causar rinite. 

Verdade. Medicamentos chamados de vasoconstrictores, as gotas magicas que uma vez pingadas no nariz o desentopem em alguns minutos, causam uma grande inflamação na mucosa nasal. Essa inflamação é chamada de rinite medicamentosa. Neste caso o principal sintoma é piora da obstrução nasal com o uso persistente do remédio. 

9-A rinite ataca mais durante o inverno. 

Mito. Muitas pessoas tem sintomas o ano todo, independentemente das estações do ano. Outras ainda pioram na primavera por conta da presença de poléns ou no verão por conta das altas temperaturas e uso de ar condicionado. 

10-Quem tem rinite não pode fazer natação 

Mito. A natação é excelente para auxiliar no tratamento das rinites. A sugestão buscar locais onde a limpeza da piscina não seja feita com cloro, pois este pode causar irritação no nariz. A vida deve ser normal, deve-se apenas evitar os agentes alérgenos.

Dra. Maura Neves, Otorrinolaringologista e Colunista de AnaMaria Digital.