Essa semana falo um pouco sobre técnicas de respiração para corrida. Para quem gosta a atividade deixa mente e corpo equilibrados.
Olá a todos! Essa semana falo um pouco sobre técnicas de respiração para corrida. Quem me conhece sabe que pratico corrida há algum tempo, estratégia que deixa mente e corpo equilibrados. Muitas pessoas me perguntam sobre a respiração durante a corrida, qual o papel do nariz. Por conta desta dúvida falo um pouco sobre isso e sobre técnicas de respiração que podemos usar no dia-a-dia, para não perder o folego!
Mas, antes de qualquer técnica de respiração é importante atentar-se a postura correta. Isto se aplica tanto a corrida quanto para as atividades cotidianas. Assim, manter a postura ereta, afastar os ombros das orelhas relaxando o pescoço e alinhar a cabeça com a coluna são medidas simples, mas que ajudarão bastante na respiração.
E em relação a respiração? Afinal, como respiro durante a corrida? Vamos as técnicas:
Algumas pessoas a chamam de respiração abdominal. O ideia dessa técnica é sentir o ar profundamente nos pulmões, evitando a respiração superficial durante a corrida.
Essa técnica pode ajuda a respirar com mais eficiência e evita aquelas dores laterais e agudas que podem surgir durante a corrida na região do abdômen.
Antes de utilizá-la durante a corrida, é importante que você treine antes.
Para treinar siga estes passos:
Dessa forma, na hora do treino, será mais fácil praticar a respiração profunda e respirar corretamente. Respirar adequadamente durante a corrida pode ajuda inclusive no desempenho.
Respirar pelo nariz e pela boca pode ajudar no desempenho, uma vez que respirar só pelo nariz pode ser muito cansativo. Em verdade, durante o exercício nosso corpo necessitara de mais oxigênio do que o nariz pode ofertar. Então, respirar pela boca é normal durante exercícios mais intensos.
Principalmente em corridas ou tiros de alta intensidade, expirar pela boca, ou até mesmo inspirar e expirar pela boca, pode ajudar a manter o ritmo.
Essa estratégia auxilia as trocas de oxigênio/gás carbônico durante o exercício e melhora o desempenho.
Respirar ou apenas expirar pela boca também ajuda a aliviar a tensão e a rigidez da mandíbula, o que pode ajudar a relaxar o resto do corpo durante a corrida.
A respiração ritmada é simples e pode ajudar a melhorar o desempenho enquanto corremos. É a técnica que eu pessoalmente mais gosto e aplico!
Basta sincronizar os passos com as inspirações e expirações, de acordo com o que for mais confortável. Por exemplo, inspire em dois passos e expire em outros dois ou inspire em 3 passos e expire em dois.
Essa técnica de respiração para corrida ajuda a absorver mais oxigênio e a reduzir o estresse provocado pelo exercício.
Ha técnicas para treinar a respiração antes da corrida o que facilitará esse controle durante o treino. Abaixo cito duas técnicas que ajudam no controle de estresse e ansiedade além de serem usadas para meditação , ioga e mindfullness.
Técnica criada pelo Dr. Andrew Weil é ótima para acalmar a mente e preparar o corpo para o esforço. Para realiza-la siga os passos abaixo:
Repetir esse ciclo algumas vezes ao dia pode ajudar a reduzir o estresse e melhorar a concentração antes de uma corrida.
Esta técnica é inspirada nas práticas de ioga e pode equilibrar o corpo e a mente, sendo útil em momentos de recuperação. Para realiza-la siga os passos:
Praticar essa técnica após um treino intenso ou momentos de ansiedade ajuda a promover um estado de calma e recuperação.
Treinar e acertar a respiração é fundamental para melhorar a o a performance na corrida além de ajudar a controlar outras partes também desafiadoras!
Dra. Maura Neves, Otorrinolaringologista e Colunista de AnaMaria Digital.