AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

6 Mitos e Verdades sobre a Carne Esponjosa (Adenoide)

Descubra o que é fato e o que é mito sobre a adenoide, um dos temas mais frequentes nos consultórios de otorrinolaringologia.

por Dra. Maura Neves
[email protected]

Publicado em 27/10/2024, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
FREEPIK
FREEPIK

Olá a todos! Esta semana vou falar sobre uma das dúvidas mais frequentes no consultório: "Dra., a carne esponjosa está grande?" Mas, antes de abordar os mitos e verdades sobre ela, vamos começar do início!

O que é carne esponjosa?

"Carne esponjosa" é o nome popular para a adenoide. A adenoide é um tecido linfoide (de defesa), que, ao ser observado, realmente se assemelha a uma esponja, daí o nome popular. Ela se localiza no fundo do nariz, em uma região chamada rinofaringe, e, dependendo do seu tamanho, pode causar alguns problemas.

Com isso esclarecido, vamos às dúvidas mais comuns!

1. Nem todo mundo tem adenoide.

Mito. Todos têm esse tecido na infância. A adenoide tende a regredir e desaparecer espontaneamente com o crescimento. Em algumas crianças, ela pode crescer rapidamente e causar problemas respiratórios, como nariz entupido e roncos, especialmente entre os 3 e 5 anos de idade.

Na adolescência, a adenoide geralmente já regrediu. No entanto, em alguns casos raros, ela pode persistir e comprometer a respiração em adultos, embora isso não seja o esperado.

2. Adenoide pode causar infecções.

Verdade. A adenoide e as amígdalas desempenham um papel de defesa do organismo durante a infância, mas ambas podem ser alvo de infecções. A adenoide pode inflamar e causar adenoidite, com sintomas semelhantes aos da sinusite, como secreção nasal, nariz obstruído e febre. Além disso, uma adenoide aumentada pode contribuir para o desenvolvimento de otites (infecções de ouvido).

3. Adenoide aumentada pode causar problemas de audição.

Verdade. A proximidade da adenoide com as tubas auditivas pode facilitar a obstrução da drenagem de secreções do ouvido, levando a infecções e problemas auditivos. A retenção de secreção no ouvido, por si só, já pode comprometer a audição, afetando o desenvolvimento da linguagem em crianças.

4. Sempre é necessário operar a adenoide.

Mito. A cirurgia é indicada apenas em casos específicos, como obstrução severa (comprometimento da respiração, nariz constantemente obstruído, respiração pela boca e roncos noturnos) ou infecções recorrentes, como adenoidites e otites. A indicação para a cirurgia depende do quadro clínico e da intensidade dos problemas que a adenoide causa.

5. Adenoide causa ronco.

Verdade. Uma adenoide aumentada pode obstruir o nariz, levando à respiração pela boca. Essa combinação resulta em roncos noturnos. Em crianças, a adenoide aumentada pode causar apneia (pausas respiratórias durante o sono), uma condição séria que pode resultar em sonolência diurna, irritabilidade, dificuldades de aprendizagem e alterações na mastigação e dentição.

6. Operar a adenoide diminui a defesa do corpo.

Mito. O sistema imunológico está distribuído por várias partes do corpo. Quando uma parte é removida, o restante assume as funções de defesa. Além disso, a cirurgia só é recomendada quando a adenoide está causando problemas significativos, proporcionando benefícios à saúde em vez de prejuízos.

Lembre-se, em caso de dúvida, sempre consulte seu médico.