Pesquisas recentes mostram que determinadas atividades físicas feitas e horários ajudam a reduzir a fome e no processo para perder peso; entenda!
Você já percebeu que, após determinados exercícios físicos, seu apetite diminui? Segundo pesquisadores, esse fenômeno realmente acontece, e as mulheres podem ser mais afetadas por essa redução na fome. Um estudo publicado na revista Journal of the Endocrine Society investigou como a intensidade do exercício influencia os níveis de grelina, o famoso “hormônio da fome”. Veja exercícios e horários ideais para reduzir a fome e perder peso!
Os pesquisadores analisaram como a grelina se apresenta em duas formas: acilada (AG) e desacilada (DAG), que têm papéis importantes no apetite. Contudo, até o momento, as informações sobre como a intensidade do exercício afeta esses níveis eram escassas, especialmente em mulheres.
Os cientistas decidiram, então, estudar o impacto dos exercícios de alta e moderada intensidade nos níveis de grelina em homens e mulheres.
A autora principal, Kara Anderson, da Universidade da Virgínia dos Estados Unidos, destacou que os exercícios intensos conseguem reduzir a grelina de forma mais eficaz do que os exercícios moderados. Após um treino intenso, os participantes relataram estar "menos famintos".
No total, 14 pessoas participaram do estudo — oito homens e seis mulheres. Durante a pesquisa, eles jejuaram à noite e realizaram atividades físicas de diferentes intensidades, com medições de lactato sanguíneo e apetite.
Os resultados mostraram que as mulheres apresentaram níveis mais altos de grelina do que os homens, mas apenas elas tiveram uma redução significativa da AG após o exercício intenso.
A pesquisa sugere que, para realmente reduzir a fome e ajudar a perdar peso, o exercício deve ser encarado como uma "medicação", com doses personalizadas de acordo com os objetivos de cada um, por isso, é importante o acompanhamento com especialistas. A prática de atividades físicas intensas pode ser uma ferramenta valiosa para quem busca emagrecer.
Além da intensidade do exercício, o horário em que você se exercita também pode influenciar a perda de peso. Pesquisadores do Karolinska Institutet, na Suécia, e da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, descobriram que se exercitar em horários específicos pode acelerar o metabolismo da gordura.
De acordo com o estudo, o fim da manhã ou o início da noite são os melhores momentos para a atividade física. Ao avaliar marcadores do metabolismo da gordura e a atividade genética no tecido adiposo, os cientistas constataram que o exercício feito no período da manhã aumentou a expressão de genes que ajudam a queimar gordura e a produzir calor no corpo.
Essas descobertas reforçam a ideia de que, para quem deseja perder peso, combinar exercícios de alta intensidade com horários estratégicos pode ser a chave para alcançar os resultados desejados.
Leia também:
Emagrecer rápido demais é saudável? Entenda o caso de Maiara