O uso crescente de fone de ouvido vem com dúvidas sobre possíveis repercussões na audição
Olá a todos! Esta semana falo sobre os companheiros de todas as horas: os fones de ouvido! O uso crescente deste dispositivo vem com dúvidas sobre possíveis repercussões na audição. E recebo muitas dúvidas sobre isso!
Muito tem sido falado sobre os possíveis malefícios do uso do fone de ouvido, especialmente após a divulgação do Relatório Mundial da Audição pela Organização Mundial de Saúde, em 2021. Segundo a OMS 1 bilhão de pessoas com idade entre 12 e 35 anos estão sob risco de desenvolver surdez neurossensorial devido à exposição prolongada e excessiva a música alta e outros sons recreativos.
Mas, alerto que, os fones de ouvido não são os vilões da história. Então vamos direto ao ponto!
FONE DE OUVIDO causa perda auditiva?
Não! Os fones não causam a perda de audição! Independentemente do tipo de fone, da caixa de som ou de qualquer outra fonte de som, o que pode causar perda auditiva é o volume elevado e o tempo de exposição a esse barulho.
O importante é entender as consequências, bem como a irreversibilidade de uma surdez causada pela exposição sonora abusiva. O segredo é diminuir o volume e limitar o volume e o tempo de uso!
Então o que devemos saber sobre o uso dos fones?
Quase todos os fones de ouvido disponíveis no mercado podem entregar volumes superiores a 110dB. Isto está acima dos 85dB a partir do qual nossa audição fica em risco. Ao usarmos o celular com um fone, não temos como saber a partir de que nível do marcador de volume passamos dos 85dB. Na prática, o seguro é o volume não exceder 50% do marcador.
A duração da exposição ao som é um fator primordial no risco de lesão auditiva. Assim, podem ser necessárias 8 ou mais horas para se lesar os ouvidos com um volume de 85dB. Já para níveis de 130dB, menos de um minuto já pode ser o bastante. A chance de lesão auditiva causada pelo barulho também é genética, mas está claro que quanto maior o volume, menor o tempo necessário para o início da surdez. Portanto, a segunda dica é: Quanto menos tempo melhor.
Temos em geral 4 tipos de fone no mercado. A escolha do tipo de fone pode influenciar na quantidade de ruído externo que você precisa bloquear, afetando o volume necessário para uma audição confortável e segura. Vamos lá!
O que é Cancelamento Ativo de Ruído?
É um detalhe que pode ajudar bastante. Trata-se de um mecanismo capaz de anular eletronicamente ruídos externos. Essa função somada ao bloqueio físico dos sons existentes nos fones do tipo circumaural e intra-auricular fornece o melhor bloqueio externo de ruídos. Com um bloqueio efetivo dos sons do ambiente, aumentamos menos o volume.
Assim, os melhores modelos de fone de ouvido para quem deseja preservar a audição são os circumaurais e intra-auriculares com cancelamento ativo de ruído. E o título de piores vai para os supra-auriculares e os auriculares sem cancelamento ativo de ruído.
ATENÇÃO: a Perda auditiva devido a sons altos é permanente, mas evitável
A exposição a sons altos causa perda auditiva temporária ou zumbido. Mas a exposição prolongada ou repetida pode levar a danos auditivos permanentes, resultando em perda auditiva irreversível. As dicas para proteger melhor sua audição são:
Se você usa fones todos os dias e está na dúvida, procure seu otorrino!
Dra. Maura Neves, Otorrinolaringologista e Colunista de AnaMaria Digital.