AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Óculos é sinônimo de estilo e necessidade visual se adapta a nova tendência

Crescimento do mercado óptico valida mudança de comportamento na autoestima e estimula personificação de acessórios inclusive para modelos com grau

por Renata Rode
[email protected]

Publicado em 27/10/2024, às 22h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dos modelos personalizados de grau ao chamado óculos de leitura da Loupe & Loupe com produção de apenas vinte unidades de cada modelo, o estilo virou tendência mundo afora - Divulgação
Dos modelos personalizados de grau ao chamado óculos de leitura da Loupe & Loupe com produção de apenas vinte unidades de cada modelo, o estilo virou tendência mundo afora - Divulgação

Anos atrás quando recebíamos a receita do oftalmologista indicando o uso de óculos de grau procurávamos os modelos mais discretos possíveis e, inclusive, éramos sugestionados a escolher armações inexpressivas, algumas até quase invisíveis, mas isso mudou. A cada dia essa realidade transmuta e o próprio mercado de acessórios acompanha a nova tendência que é recente. Segundo uma pesquisa realizada pela Vision Council, cerca de 75% da população necessita de correção visual, e entre eles, muitos escolhem modelos que refletem a sua personalidade. A pesquisa aponta que a estética dos óculos de grau passou a ser um fator decisivo na hora da compra, com os consumidores buscando armações que acompanhem as tendências da moda e ofereçam um toque de individualidade.

O drama óculos ou estilo e a vergonha de usar o acessório foram embora. Atualmente, ambos andam juntos validando uma mudança de comportamento no cenário da autoestima. De acordo com um relatório da Grand View Research, o mercado global de óculos de prescrição está projetado para alcançar US$ 180 bilhões até 2025, com uma taxa de crescimento anual de 5,8%. Da necessidade visual ao acessório de moda indispensável os óculos de grau ganharam destaque como uma forma de autoexpressão e moda.

O setor óptico no Brasil está em constante crescimento, impulsionado pelo aumento da demanda por produtos de correção visual e o envelhecimento da população. “Testemunhamos um crescimento no mercado de franchising nacional sendo que em 2023 tivemos um aumento de 11,4% em lojas que foi impulsionado pela digitalização, novos formatos de negócios e modernizações legais. Para o próximo ano esperamos ainda mais evolução comprovando a importância do setor para a economia local. O faturamento anual para 2024 deve superar 165 bilhões especialmente em áreas de saúde, beleza, bem estar e óticas”, informa Roberto Pedroso, especialista pós-graduado em Óptica e Optometria Ortóptica e Reabilitação Visual.

O fundador da Rede de Ótica Óptica Center ainda ressalta que 2025 é um ano que marca o foco em inovação tecnológica e adaptação às necessidades dos consumidores. “Celebramos a incorporação da inteligência artificial e automação, mas nos preparamos para a personalização de produtos e serviços que deve se intensificar, proporcionando interações mais dinâmicas e personalizadas com os clientes”, revela o CEO.

Lembra dos óculos para leitura? Até ele ganhou estilo

Antigamente nossos avós compravam os chamados óculos para leitura em farmácias, com o chamado grau para perto, apenas experimentando qual deixava a visão um pouco melhor. Pensando nisso, a empresária Luciana Vila Nova criou uma marca de acessórios para leitura bem diferenciada. Produzida por 25 artesãos brasileiros e em série limitadíssima, a Loupe & Loupe inova ao transformar óculos-lupa em acessórios de moda com design exclusivo. “São itens feitos à mão para quem tem presbiopia – é um acessório de moda único, projetado para quem quer se destacar e transformar o cotidiano em algo extraordinário. Quando completei 40 anos, a tal da vista cansada bateu em minha porta. Aquela coisa de braço curto mesmo e comecei a comprar óculos aqui e ali, mas a necessidade foi aumentando. De repente, eu tinha uns 10 óculos espalhados pela casa, carro, escritório e outros lugares estratégicos. Mesmo assim, nunca estavam comigo. Foi quando pensei em transformar essa ‘ferramenta’ em um acessório, em uma ‘joia’, pendurada no pescoço, estando realmente sempre à mão", revela.

Isabela Garcia conheceu e aprovou a releitura das lentes redondas fazendo o exemplar sob encomenda com o grau correto passado por seu oftalmologista. "Quando vi me apaixonei e quis investir em um modelo que todos me perguntassem onde consegui. Daí entrei em contato com a marca e soube que poderíamos optar pela personalização de grau, com todos os requisitos solicitados preservando a saúde ocular e quando soube que são somente 20 unidades de cada modelo e percebi todo trabalho manual e sustentável envolvido nisso, foi decisivo”, fala a escritora que investiu quase dois mil reais no novo modelo e não o troca por nada.

A marca Givazzi lança a nova coleção para proteção solar que foca em dois perfis femininos diferentes: fashionista ou  clássico. Foto: Divulgação.

E os escuros não fogem do modismo

Com o setor em expansão, fatores como o aumento da prevalência de problemas oculares, especialmente entre os jovens, e a popularização de marcas que oferecem produtos estilosos têm contribuído para esse crescimento. Entre as tendências mais recentes estão os modelos oversized, com cores vibrantes e designs arrojados, que atraem um público jovem que busca diferenciá-los.

Os influenciadores digitais desempenham um papel fundamental nesse cenário, promovendo marcas de óculos e criando uma verdadeira “cultura dos óculos de grau” inclusive nos modelos solares também. “Mantemos a ideia de que os óculos de grau são uma extensão do estilo pessoal e isso prevalece nos modelos de Sol afinal, o mercado de óculos de grau não é mais apenas sobre funcionalidade; é uma interseção de moda, saúde e tecnologia”, revela a empresária Luciane Vaz, cofundadora da Givazzi.

Com uma abordagem fresh e moderna, a marca foca em fashionistas e amantes de um estilo mais clássico com a nova coleção solar feita em acetato italiano, com produção limitada criada e fabricada em Milão. “Nosso intuito é garantir que cada peça seja única, reforçando o apelo exclusivo. Cada detalhe foi pensado para que os óculos se tornem uma peça indispensável no guarda-roupa de toda mulher sofisticada e apresentamos duas coleções com apelos diferentes: uma com o modelo Fashion Forward inspirado nas tendências globais, com design arrojado e jovem e outra que traz o design quadrado em estilo mais clássico e elegante”.