Novo estudo aponta que temperatura normal do corpo está diminuindo ao longo do tempo, questionando a antiga referência de 37 graus.
Publicado em 24/10/2024, às 17h45
Seja para definir a média, o "normal" ou quando passaria a ser perigoso, com a famosa febre: a temperatura do corpo humano é alvo de debates há décadas. Em 1968, o médico alemão Carl Wunderlich concluiu que a temperatura corporal normal era de 37 graus.
De acordo com o site da Escola de Medicina da Universidade de Yale, o profissional analisou mais de um milhão de temperaturas de 25 mil pessoas para a conclusão. No entanto, décadas depois, o resultado está sendo confrontado.
É que novas pesquisas defendem que a temperatura corporal média pode estar mudando ao longo do tempo. Segundo pesquisa da Universidade de Stanford, a temperatura normal do corpo humano das pessoas nos Estados Unidos caiu pelo menos 0,05 graus a cada década desde o século XIX,
Os pesquisadores também defendem que a temperatura normal não é um valor específico. Fatores como idade, peso, altura, sexo e até a hora do dia influenciam a temperatura, que também varia durante o dia.
"A maioria das pessoas, incluindo muitos médicos, ainda pensa que a temperatura normal de todos é de 36,6 graus. Na verdade, o que é normal depende de cada pessoa e da situação, raramente é de 36,6 graus", disse Julie Parsonnet, professora de medicina e epidemiologia, para a instituição.
Já Philip Mackowiak, professor emérito da Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland, crê que a temperatura normal do corpo em 36,6 graus nunca foi o correto, como atestou Carl Wunderlich há mais de 150 anos.
Para ele, a análise está incorreta: "As estatísticas não eram de uso comum na época, muito menos computadores. Então, como ele poderia ter processado um milhão de pontos de dados e chegar aos resultados que ele fez? É simplesmente impossível imaginar.”
Além disso, os termômetros utilizados na medição também podem ter causado o erro. Mackowiak testou um dos modelos, que é mantido no Museu Mütter da Filadélfia, para inspeção. Na conferência, descobriu que o equipamento foi calibrado um 1,5ºC acima dos termômetros atuais: "Minha intuição é que não, não vem diminuindo ao longo do tempo.”
Os pesquisadores de Stanford utilizaram mais de 618 mil medições de temperatura oral de pacientes adultos no estudo. Sexo, peso, altura, índice de massa muscular, medicamentos e condições de saúde de cada paciente, além do horário das medições, foram registradas.
Com a análise, descobriram que a temperatura corporal normal entre os adultos fica entre 36,27 graus e 36,77 graus, com uma média geral de 36,61 graus. "A combinação de idade, sexo, altura, peso e hora do dia foi responsável por 25% da variabilidade normal da temperatura dentro de um indivíduo", explicaram os autores.
Para Mackowiak, no entanto: "37ºC é uma temperatura normal, mas não A temperatura normal”. “Não existe A temperatura normal.” Ele explica que, se a intenção é buscar um número ideal que indique problemas, há o conceito de "febre acionável". Ele diz que para os hospitais, esse número é geralmente de 38ºC ou acima. Nesse caso, a temperatura é tão alta que a pessoa deve receber tratamento médico ainda que não apresente outros sintomas