AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
AnaMaria Testa / BOMBOU!

Fiz o shaggy hair e porque você também deveria aderir à tendência

Um dos cortes mais bombados deste ano é o shaggy hair e não só pela beleza, mas pela praticidade quando se trata de cabelos cacheados - vem entender como!

Beatriz Cyrino
por Beatriz Cyrino

Publicado em 21/07/2024, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Corte da vez, shaggy hair já foi queridinho de Zendaya - Reprodução/Pinterest
Corte da vez, shaggy hair já foi queridinho de Zendaya - Reprodução/Pinterest

Dizem que um corte de cabelo novo tem o poder de mudar vidas, renovar completamente o visual e, de quebra, ainda eleva a autoestima de uma mulher. Eu não saberia confirmar, visto que mantive o mesmo corte reto e o clássico pedido "corta só as pontinhas" desde que me entendo por gente.

Mas a mesma pessoa que decidiu deixar essa fala automática para trás e escolher um novo visual fui eu, Beatriz Cyrino, repórter de Beleza em AnaMaria. Abaixo, eu explico porque o shaggy hair foi a melhor escolha para o meu tipo de cabelo e quais são as minhas opções de estilizar os fios após o corte.

De Gkay a Dua Lipa: como ter a cor de cabelo ruivo viral entre as famosas?

Por que eu escolhi o shaggy hair?

Para quem não está por dentro das tendências de cortes para cabelos longos, primeiro é preciso saber que o shaggy hair é um corte em degradê e feito em muitas camadas. Acompanhado muitas vezes de franja, o cabelo é repicado, deixando os fios irregulares e em diferentes alturas até o maxilar.

Fenômeno nas décadas de 70 e 80 e, atualmente, vintage, é um corte descontraído e despojado. Às vezes, é erroneamente indicado somente às mulheres que tendem a ter um estilo mais ousado no próprio dia a dia. Pelo contrário! Sabe para quem o shaggy hair é ideal? Cabelos ondulados, crespos e cacheados.

Antes de ir ao salão de beleza, eu já estava decidida: faria o corte shaggy hair. Eu já havia feito uma pesquisa bastante aprofundada sobre cortes e quais se encaixariam melhor ao meu tipo de cabelo e que poderiam trazer leveza e ajudar a diminuir (ou, pelo menos, controlar) o volume.

Assim como a cabeleireira do salão Unique Visage, Vanessa Castelucci, explicou nessa minha última visita, a curvatura e espessura dos meus fios pode ser classificada como 2C e, por isso, meu cabelo varia de ondulado para cacheado. Por esse motivo, e também graças ao corte reto, nunca foi possível dispensar o secador ou a escova rotatória, que também era meu objetivo inicial. 

Por mais que os cachos estejam mais à mostra agora, a decisão não foi baseada em um processo de aceitação do meu cabelo naural ou, ainda, questões de transição capilar. Sempre gostei de ver ondas no meu cabelo e nunca dele totalmente liso, considerando que nunca havia feito nenhum processo químico de alisamento. Eu escolhi o shaggy hair para trabalhar junto com o volume, e não contra ele.

O que é transição capilar? Veja como transformar o cabelo

E a finalização do shaggy hair?

Como eu disse antes, a ideia era me ver livre de fontes de calor e, por mais que tenha dado bastante diferença no acabamento natural do cabelo, isso ainda não será possível. Em troca, o que eu ganhei foram algumas possibilidades. Além de usá-lo de forma natural, também posso secar de dois jeitos para acabamentos diferentes.

Das três maneiras, é importante lembrar do uso de um leave-in ainda no cabelo molhado. Priorize produtos próprios para cachos e que sejam leves para não deixar os fios pesados - e não exagere na quantidade! Ela deve ser a mínima possível para cobrir todo o comprimento.

Secagem com difusor

O difusor é um dos acessórios mais amados pelas cacheadas - e eu só fui descobrir agora! O motivo, na verdade, é simples: ele ajuda a secar o cabelo sem arriscar perder os cachos. Antes de usá-lo, o bico do secador deve ser substituído pelo apetrecho. 

Em uma temperatura de média a baixa e já com o difusor, seque todo o cabelo do modo convencional. Em seguida, posicione cada mecha dentro do bico, delicadamente, e seque uma por uma. Faça isso com o cabelo todo até que fique completamente seco.

Secagem com rolo de cabelo

O rolo modelador de cabelo está tão na moda quanto a touca de cetim. Aqui, também vamos secar o cabelo, mas de uma maneira ainda menos convencional. Com o secador e seu próprio bico, posicione o aparelho de cima para baixo para o frizz se manter controlado durante o processo.

Ao descer o secador pelo comprimento, faça "rolinhos" com todo o cabelo. Isso irá treinar a memória do cabelo (sim, o cabelo se lembra das coisas!) e fazer com que o cachos se mantenham firmes por mais tempo. Quanto mais rolos, menor será o cacho, e quando menos rolos, eles ficarão mais espaçados.

Esse rolinhos podem ser feitos com a própria mão ou os enrolando com uma meia. Há também apetrechos disponíveis para compra para facilitar o processo.

Ao natural

Com o shaggy hair, o cabelo e os cachos ficaram bem mais controlados, porque agora eles trabalham juntos e não um contra o outro. Somente o uso de um leave-in e o processo de "amassar" o cabelo combinados, já me lembram o estilo da Julia Roberts em 1990.

Leia também:

Será que desistir da transição capilar é fraqueza?

Vai mudar o cabelo? Veja qual o corte de franja para cada tipo de rosto