AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
AnaMaria Testa / SAÚDE PREVENTIVA

Testamos a máquina doméstica de eletrocardiograma - veja como funciona

Com essa máquina doméstica de eletrocardiograma dá para enviar resultados para o médico e fazer com mais facilidade a prevenção de doenças graves!

por Lígia Menezes, editora de AnaMaria Digital

Publicado em 03/10/2024, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Divulgação
Divulgação

Já imaginou ter uma máquina portátil de eletrocardiograma em casa? Calma que eu te explico!

Assim como temos termômetro e, depois da pandemia, oxímetro, já podemos ter também uma pequena máquina de eletrocardiograma em casa. E vou te contar porque isso é bom! Com ela dá para monitorar a saúde cardiovascular de pertinho, enviar resultados diretamente para o médico e fazer com mais facilidade a prevenção de doenças cardiovasculares graves!

Eu testei essa novidade!

Como funciona um eletrocardiograma?

Quando a gente faz um eletrocardiograma no laboratório, fazemos o eletro de 12 derivações, ou seja, são dadas 12 perspectivas diferentes sobre a saúde do coração.

Uma dessas derivações são os episódios de arritmias, como fibrilação atrial. E é essa derivação que o o Omrom Complete, que está aqui na minha mão, diagnóstica.

A fibrilação atrial é uma arritmia em que os átrios (que ficam na parte superior do coração) se contraem com velocidade maior do que a que pode ser acompanhada pelos ventrículos.

E sabe por que isso é ruim? Por que podem se formar coágulos – e  são eles que desencadeiam um acidente vascular cerebral (AVC).

Então, a realização do exame está diretamente ligada à prevenção de AVCs.

E você sabia que até 22% dos casos de fibrilação artrial são causados por hipertensão? Isso mesmo, a pressão alta, que já afeta 45% dos adultos brasileiros. Assustador, né?

Vamos ao teste?

Primeiro, eu baixei o app da Omrom Connect e configurei via bloothooth no meu aparelho. Foi um processo bem fácil.

Depois, é só posicionar o celular e colocar a braçadeira para aferir a pressão. Aí, basta colocar os polegares e os dedos indicador e do meio nos locais indicados.

O exame fica pronto em 30 segundos.

O meu deu normal com 82 batimentos por minuto. Se desse qualquer outro resultado nesse campo, eu já enviaria correndo para minha médica.

Ele pede ainda para marcar os sintomas, como eu não tenho nenhuma queixa, não vou marcar nada. Tem ainda o campo para marcar a intensidade da atividade que vinha fazendo antes do exame e das notas.

Máquina de eletrocardiograma portátil

Máquina de eletrocardiograma portátil

E há ainda um alerta bem importante: a interpretação do exame deve ser feita por um médico. Se der alguma alteração, envie imediatamente para seu médico.

Eu vou salvar meu resultado aqui – olhem aqui, ficou na tela e isso vai criando um histórico, o que é importantíssimo para o médico analisar.

Máquina de eletrocardiograma portátil

Gente, eu gostei muito, acho que medicina preventiva é fundamental para a melhora na qualidade de vida da população. Essa máquina tem o preço médio de R$ 1.500.

E é isso. Compartilhe com quem precisa saber dessa novidade, quem sofre com hipertensão ou tem histórico de AVC na família!

E até a próxima.

Sem cólicas - testamos o Tens

Lígia Menezes (@ligiagmenezes) é jornalista, empresária e mãe. Autora dos livros sobre maternidade Mãe de Primeira Viagem e Wonderfull Two; e de duas obras infantis, Por que sou vegetariano, mamãe? e Adeus, meu amigo! Uma breve despedida. Em AnaMaria, é gestora e editora de conteúdos.