Roberto Pedroso afirma que uma série de cuidados faz diferença na hora de adquirir o acessório e dá dicas essenciais para os pais de plantão
Em meio a tantas epidemias, como a obesidade, a miopia cresce entre as crianças e tem preocupado estudiosos. A prescrição de óculos para crianças de 6 a 8 anos aumentou em 300% quando comparamos índices de cinco anos atrás. “É uma realidade gritante tanto que o mercado óptico está em crescimento e a todo vapor. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) o avanço dos casos de miopia entre crianças e adolescentes cresceu em 70% a partir de 2020. Para 75% dos médicos, a causa principal é a exposição exagerada às telas”, explica Roberto Pedroso, especialista pós-graduado em Óptica e Optometria Ortóptica e Reabilitação Visual.
Na hora de escolher uma armação para a criança, é preciso estar atento a alguns detalhes. “Armações de aro fechado disfarçam a espessura das lentes e proporcionam melhor efeito estético. Podem também reforçar a segurança das lentes sendo que o apoio nasal determina o conforto dos óculos. Minha dica é sempre checar se o apoio machuca ou deixa marcas no nariz da criança e se ela sente os óculos pesados”, indica o especialista, que também é fundador da Rede de Ótica Óptica Center.
As armações de óculos que são mais resistentes são: acetato, flexon, nylon e titânio. Entretanto, é fundamental reconhecer que, mesmo com sua durabilidade, essas armações possuem um período de vida útil estimado. Geralmente, a duração média de uma armação varia de 2 a 4 anos, dependendo dos cuidados e do uso. “O silicone é um dos materiais mais recomendados em armações infantis. Geralmente, esse tipo de estrutura é oferecido para crianças menores de 9 anos, que ainda são muito ativas e bebês em função da sua flexibilidade e durabilidade”.
Como essa idade abusa do uso de telas, é necessário investir em lentes que tenham a proteção de filtro de luz. “O bloqueador de luz azul presente nos óculos também possui proteção contra raios ultravioleta (UV), portanto age contra a radiação solar, e pode, inclusive, melhorar a qualidade de sono da criança, já que diminui a penetração das luzes de tela tão prejudiciais, que geralmente levam à insônia, por exemplo”, fala Roberto.
O especialista ainda ressalta que existem tipos de óculos específicos para a prática de esportes. “Os óculos esportivos têm seu desenho adaptado para proporcionar conforto e segurança no uso durante as atividades físicas, com proteção dos olhos, melhora da visão e, consequentemente, aumento de performance em esportes específicos”.
Renata Rode é escritora nata, desde os 11 anos (idade em que escreveu seu primeiro livro). Repórter, jornalista formada e curiosa, é também autora de livros sobre comportamento e ghost writer. Já foi repórter de celebridades na Record TV, colunista especial do UOL e aqui, na Revista AnaMaria vai falar sobre assuntos pertinentes ao Universo Feminino, sempre com um toque de irreverência. Instagram: @renata.escritora