Entenda como e por que o leão se tornou o símbolo do Imposto de Renda com a estratégia da escolha pela Receita Federal
Publicado em 25/08/2024, às 16h00
Declaração, restituição, pagamento e muito mais: essas são algumas das palavras frequentemente ligadas ao Imposto de Renda. Ao mesmo tempo, quando se fala no tributo anual, a imagem de um animal logo surge a mente. Mas, afinal, por que o leão é símbolo do Imposto de Renda?
A associação do felino com o tributo mais temido pelos brasileiros tem uma origem curiosa e bastante estratégica, que envolve marketing e percepção pública. A ideia de associar o leão ao Imposto de Renda surgiu em 1979, em uma campanha publicitária da Receita Federal.
Na primeira vez que o leão foi vinculado à cobrança, um repórter entrevistou o animal, que respondia com seu tradicional rugido. A campanha publicitária foi desenvolvida pelos publicitários Neil Ferreira (1943-2017) e José Zaragoza (1930-2017), ambos da agência DPZ.
A escolha do leão não foi por acaso: o animal foi escolhido por características de força, justiça e nobreza, qualidades que o órgão queria associar ao ato de arrecadar tributos. "É o rei dos animais, mas não ataca sem avisar" e "é manso, mas não é bobo" são as outras justificativas do Fisco.
O objetivo era dar ao imposto uma imagem de algo poderoso, mas justo, que não deveria ser visto como um inimigo, e sim uma entidade que cumpria seu papel de maneira firme e imparcial. Assim, criar uma imagem positiva para um tema que, naturalmente, causa desconforto na população.
De acordo com a própria Receita Federal, a ideia teve reações diversas, mas, mesmo assim, a campanha foi lançada. Assim, o slogan "O leão é um animal nobre, que não ataca sem avisar, mas também não deixa de cobrar aquilo que lhe é devido" foi amplamente divulgado.
Ao todo, foram mais de 30 peças publicitárias associando o leão ao Imposto de Renda, distribuídas ao longo de dez anos. O Rei da Selva ez de tudo um pouco nos comerciais: carregou formulários, deu entrevistas, esteve dentro de casa, andou pelas ruas e até escalou paredes.
Desde a exibição do material, a imagem do Rei da Selva foi fixada como o símbolo da tributação. Prova disso é que, embora o animal já tenha sido aposentado das propagandas da Receita Federal há algum tempo, o senso popular ainda associa ambos.
"Não deixe o leão te pegar" e "cuidado com o leão" são algumas das frases mais ouvidas durante o período de declaração do Imposto de Renda. Além disso, o animal segue sendo utilizado em imagens das redes sociais e ilustrações de revistas e jornais — como aqui.
Por fim, é possível observar a associação até mesmo em dicionários. O 'Houaiss' define Leão como o órgão responsável pela arrecadação do Imposto de Renda. Para o 'Aurélio', Leão é o órgão arrecadador do Imposto de Renda. "Sacconi" define o Leão como o serviço de arrecadação do Imposto de Renda.