Método ganhou ainda mais adeptos depois das Olimpíadas provando que treinos são eficazes e podem ser feitos por alunos de todas as idades
Durante as Olimpíadas pudemos aplaudir a garra e força de atletas mundo afora e assistimos, de camarote, a popularização de um método que está em crescimento no Brasil e no mundo: o Pilates. Sabemos que nas competições o rendimento dos atletas é colocado à prova e muitos esportistas dividiram suas rotinas de preparação com os internautas, motivando até quem é sedentário a investir em uma rotina mais saudável. Um vídeo em que o surfista Gabriel Medina aparece praticando Pilates viralizou nas redes e mostrou que a prática dessa técnica proporciona rendimento físico e psicológico. A seleção de vôlei feminino, por exemplo, levou aparelhos da modalidade para treinar durante os jogos na França. Ainda, outros atletas, como Neymar, Cristiano Ronaldo e LeBron James já declararam serem adeptos desse tipo de treino.
A fisioterapeuta Thuane Salem de Assis, sócia da Clínica RT Saúde, explica que o método tem como objetivo fortalecer os músculos. “Principalmente a musculatura interna do nosso abdômen, trazendo uma estabilidade para nosso corpo, além do ganho de flexibilidade muscular, mobilidade articular e equilíbrio”. O treino ainda é procurado pela eficácia do seu trabalho postural, já que durante os exercícios estimula-se o fortalecimento da musculatura das costas, proporcionando o alívio de toda a pressão na coluna. “Os exercícios vão levando o corpo naturalmente para a posição vertical e, assim, melhorando o alinhamento postural, trazendo um aspecto harmonioso e a sensação de bem estar quase que imediatos. Diferentemente da musculação, no Pilates trabalhamos muito a mobilidade articular de coluna, potencializando a melhora da postura”.
Assis lembra que é possível sentir diferença em poucas semanas de prática, mas alguns já visualizam essa alteração na primeira sessão, por conta do alívio e destravamento. “Joseph Pilates, o criador das técnicas desta modalidade, já dizia: ‘Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você terá um novo corpo’. Essa é a verdade que acompanho em meu dia a dia”, pontua.
Os benefícios através da idade
Diante de tantos benefícios, vem a pergunta que não quer calar: o Pilates pode ser praticado por todos? De acordo com a especialista, sim. “Indicamos a prática para pessoas de todas as idades, inclusive as crianças a partir dos 4 anos. Isso porque elas passam pelo desenvolvimento motor, adquirindo habilidades físicas e cognitivas, sendo necessário estimulá-las com exercícios físicos e esse é um excelente método para praticar”, informa. Para crianças a partir dos 12 anos, o método ajuda nessa fase do “esticar”. “A partir da pré-adolescência acontece o chamado crescimento acelerado do corpo, gerando desequilíbrios musculares, por isso a importância da prática para o melhor alinhamento da postura, fortalecimento dos músculos responsáveis pelo equilíbrio do corpo, a melhora do alongamento e a flexibilidade do adolescente”.
Mulheres acima de 40 também são beneficiadas com a prática. “Nessa faixa etária o nosso corpo já assume alguns problemas, e a modalidade é a solução para provavelmente todos eles. A má postura pelo trabalho e cansaço da rotina, início de dores na coluna e articulares, o aumento de concentração de gordura no abdômen, uma falta de compreensão sobre seu próprio corpo, queda da vitalidade, diminuição da mobilidade e flexibilidade. A técnica trabalhará em todos em esses aspectos, trazendo a diminuição de dores, aumento da flexibilidade, melhora da qualidade do sono, diminuição de estresse, ansiedade e melhora da organização dos músculos abdominais”, esclarece.
Combate à ansiedade
A ansiedade também pode ser diminuída com a modalidade. “Quando nos exercitamos, nosso corpo libera substâncias que são responsáveis por promover sensações de bem-estar. Além disso, a prática enfatiza a conexão entre o corpo e a mente, incentivando a consciência corporal, a respiração profunda e a concentração, ajudando a acalmar uma mente agitada”, explica a fisioterapeuta.
Praticar Pilates regularmente promove uma série de benfeitorias ao corpo e à mente. “Com a melhora da sua consciência corporal, você irá entender o funcionamento do seu corpo, começará a compreender melhor tua postura no espaço e, assim, melhorar seu alinhamento postural. Em relação à respiração, você irá melhorar seu padrão respiratório, tendo respirações mais controladas e suaves, melhorando seu condicionamento físico”, pontua Thuane. E finaliza: “Com o passar o tempo, você irá ganhar força e resistência muscular, trazendo mais confiança, prevenindo lesões e melhorando suas atividades de vida diária, sempre pensando na sua independência física para a melhor idade. Além de tudo isso, você irá melhorar seu equilíbrio, prevenindo quedas, controlando melhor sua mente e agitação do dia a dia”.
Renata Rode é escritora nata, desde os 11 anos (idade em que escreveu seu primeiro livro). Repórter, jornalista formada e curiosa, é também autora de livros sobre comportamento e ghost writer. Já foi repórter de celebridades na Record TV, colunista especial do UOL e aqui, na Revista AnaMaria vai falar sobre assuntos pertinentes ao Universo Feminino, sempre com um toque de irreverência. Instagram: @renata.escritora