Graziella Maciel entrega os truques para que você arrase na receita dessa iguaria que é paixão nacional e encante o público infantil que ama chocolate
Dia das Crianças terminando e um dos doces mais disputados por elas em festas e até fora delas, o brigadeiro, tem seus segredos. Aliás, você sabia que o brigadeiro de hoje em dia é diferente do que nossos antepassados faziam? “Os primeiros eram feitos com leite, manteiga, ovos, açúcar e chocolate. Isso mesmo! Nada de usar os ingredientes que conhecemos hoje como os principais itens para fazer um dos doces mais populares do Brasil”, lembra a chef de cozinha e CEO do GRA Festas Buffet, Graziella Maciel.
Há 10 anos atuando na área de doces, a especialista ensina como fazer o melhor brigadeiro da sua vida, que pode ser normal ou gourmet, com exclusividade para Ana Maria. Ela instrui que o chocolate de boa qualidade tem um impacto significativo no resultado do brigadeiro, tanto no sabor, quanto na textura. “Como exemplo, podemos citar que quanto mais cacau, mais acentuado o sabor de chocolate, deixando mais intenso o sabor. Os chocolates mais em conta geralmente tem uma grande quantidade de açúcar, deixando o brigadeiro exageradamente doce”, esclarece.
Graziella lembra que um bom chocolate também influencia na textura, já que derrete de forma mais homogênea, sem sinais de cristalizado, como os que contêm mais açúcares. “No aspecto, o brilho e aparência muda com o chocolate de qualidade, por ter melhores ingredientes, contribui para uma aparência mais brilhante e atraente, tanto na massa quanto na cobertura de granulado”, ressalta.
A chef conta que a validade do brigadeiro varia de acordo com os produtos e modo de preparo. “Em geral, depois de enrolado, dura 7 dias com cremosidade para consumo. Na geladeira são 15 dias de validade e congelado por 30 dias”.
O truque para um bom brigadeiro, além de produtos de qualidade, é o ponto, que é determinante para que ele fique na consistência ideal. “Esse ‘danado’ ponto pode deixar seu brigadeiro mole e desmontando, se estiver antes do ponto ideal, ou açucarar antes do tempo, se passar do ponto ideal”. Graziella recomenda que sejam testadas panelas e chamas do fogão, pois cada um tem suas especificidades e até a temperatura ambiente influencia. “Em dias mais frios vai demorar para dar o ponto, porém, ele esfria mais rápido. Já nos dias mais quentes ele cozinha mais rápido e ainda, depois de retirar, ele ainda fica mais tempo até esfriar”, diz.
Para quem acha que não “leva jeito”, a especialista conta que antes não sabia dar ponto no brigadeiro e que foi estudando, testando e aprimorando que conseguiu chegar no ponto ideal. Se mesmo com essas dicas seu brigadeiro açucarou, a chef sugere voltar à panela, adicionar 100g de creme de leite, voltar ao fogo baixo e tentar o ponto novamente.
Atualmente, o chamado brigadeiro gourmet faz sucesso entre eventos e cafés pela cidade. “Trata-se de um brigadeiro diferenciado e que tem vários sabores diferentes. Nele você adiciona sabores exóticos com produtos de excelente qualidade. É ideal pra festas e para quem deseja vender doces. Tem brigadeiro de leite ninho, de Nutella, de paçoca, de caipirinha, amendoim, cereja, brigadeiro de maracujá etc. São vários sabores incríveis pra você se inspirar”, finaliza.
Para a expert a receita do brigadeiro ideal leva 395g de leite condensado de boa qualidade; 200g de creme de leite e 200g de chocolate ao leite. “Faça em fogo baixo e com uma panela de fundo grosso. Durante o preparo, é necessário mexer sempre uniformemente, devagar, passando pelos lados da panela e mexendo no fundo. Isso garante que a massa toda receba calor e não fique parada na panela, evitando que queime ou fique açucarada. Mas como saber quando o seu brigadeiro chegou no ponto certo? Passe a colher no meio da panela, fazendo um caminho. Se a mistura demorar a voltar para o meio e você conseguir enxergar o fundo da panela, está pronto. Se não, continue mexendo em fogo médio”, detalha.
Renata Rode é escritora nata, desde os 11 anos (idade em que escreveu seu primeiro livro). Repórter, jornalista formada e curiosa, é também autora de livros sobre comportamento e ghost writer. Já foi repórter de celebridades na Record TV, colunista especial do UOL e aqui, na Revista AnaMaria vai falar sobre assuntos pertinentes ao Universo Feminino, sempre com um toque de irreverência. Instagram: @renata.escritora