Scarlett Johansson não é a única a sofrer com o problema - no Brasil, há diversos exemplos
Publicado em 09/04/2024, às 13h16
Scarlett Johansson é uma das queridinhas de Hollywood. No entanto, nem sempre foi assim! Em entrevista ao portal The Things, a atriz, hoje com 39 anos, revelou já ter perdido papéis por conta da idade: "Estava velha demais para o papel".
Na conversa, a intérprete de Viúva Negra nos filmes da Marvel contou que o filme em questão foi 'Operação Cupido', de 1999. Com 15 anos no lançamento, ela fez o teste para viver a protagonista - mas foi reprovada pela idade. Quem ficou com o papel foi a ainda desconhecida Lindsay Lohan, que tinha 13.
Outro filme para o qual Johansson foi recusada é 'Millennium: Os homens que não amavam as mulheres'. Na ocasião, ela tentou intepretar Lisbeth: "Eu realmente queria estar naquele filme porque senti que poderia contribuir, mas acho que Fincher simplesmente tinha algo diferente em mente'.
Scarlett está longe de ser a única a ter perdido papéis na dramaturgia por conta da idade. Apesar de no caso da norte-americana ser por uma questão de impossibilidade de viver uma criança, outras atrizes já relataram a luta contra o etarismo.
No Brasil, alguns casos ganharam grande repercussão. AnaMaria relembra:
Em 2023, Polessa cedeu entrevista ao jornal Extra. No bate-papo, a atriz, de 70 anos, já revelou ter sofrido com o preconceito por conta da idade: "Perguntam se eu não estou pensando em parar de trabalhar. Por que que eu deveria? Será que estou com alguma impossibilidade mental e física?
"Escuto coisas e fico chocada, mas sei da importância de responder a essas pessoas. Eu não posso parar. Quem vai pagar minhas contas? (risos). Trabalho é algo importante, mas algumas pessoas não têm noção disso", avaliou Zezé.
Ver essa foto no Instagram
A atriz, de 79 anos, também expôs o etarismo dentro da indústria audivisual do Brasil. Em entrevista ao podcast 'Ser Artista', a veterana abriu o jogo: "Hoje em dia a indústria do audiovisual é etarista, porque não sabem criar personagens para pessoas mais velhas".
"São pessoas que escrevem bem, mas falta vontade, ou até mesmo não sabem. E temos que combater isso", afirmou Irene, que está longe da TV desde a participação em 'Sob Pressão', em 2022.
Ver essa foto no Instagram
A atriz, de 60 anos, foi mais uma das famosas a revelar a luta contra o etarismo. Em um vídeo publicado nas redes sociais, a contratada da TV Globo contou que costuma ouvir elogios, mas que são sempre atrelados a sua idade: "'Nossa, Andréa, você tem 58 anos? Mas você está ótima'".
"Por que eu tenho 58 anos eu devia estar péssima?", completa. "Mesmo que a intenção seja boa. Elogio com 'mas' não é elogio".
Ver essa foto no Instagram
Quem também não gosta nada dos elogios do tipo é a esposa de Otaviano Costa. Em em entrevista ao site Glamour, ela contou: "Incomoda esse 'nossa, você está muito bem, né? Nem parece que tem a sua idade'". Mas isso está enraizado.
"O nosso papel é mostrar que podemos fazer a diferença, mostrar o quanto somos ativas, potentes, transformadoras, diversas e ir mudando essa mentalidade cada vez mais", completou Flávia Alessandra.
Ver essa foto no Instagram
Envelheci, e daí? Esse foi o chamariz de uma postagem da atriz. No vídeo compartilhado nas redes sociais, Ingrid também lamentou a frequência com que ouvia comentários sobre idade - muitas vezes, desprezando suas atividades profissionais.
"Por que quando eu fiz 50 anos do nada eu virei um número, uma estatística?", questionou a artista, que continuou: "Cinquenta? Já? Não parece! Menina, eu te dava 45'. 'Parabéns! O que você fez?'. Aí eu, Ingrid Guimarães, toda uma carreira batalhada, atriz, autora, comediante, escritora, produtora, apresentadora, do nada fui resumida a um número"
Ver essa foto no Instagram