AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dinheiro / RETORNO DO IMPOSTO

Você sabe o que fazer com a restituição do Imposto de Renda? Confira dicas

O pagamento é divido em cinco lotes, sendo o último previsto para setembro; afinal, você sabe o que vai fazer com a restituição do Imposto de Renda?

Saiba o que fazer com a restituição do imposto de renda - Marcello Casal/ Agência Brasil
Saiba o que fazer com a restituição do imposto de renda - Marcello Casal/ Agência Brasil

Agora que a declaração já foi entregue, você sabe o que fazer com a restituição do Imposto de Renda? O dinheiro será pago em diferentes lotes aos contribuintes, sendo o último em setembro. No entanto, isso não impede que você faça planos para investir ou pagar dívidas. 

Imposto de Renda 2024: o que é cair na malha fina?

Em fevereiro de 2023, a B3 (a Bolsa de Valores do Brasil) informou que seis milhões de pessoas investem em algum tipo de ativo. Isso porque esses investimentos rendem valores maiores que a poupança.

Para Renan Diego, especialista em finanças pessoais e investimentos, as pessoas estão estudando mais sobre investimentos. “Para quem ainda não sabe como investir, usar o dinheiro da restituição é uma boa alternativa para começar, mesmo que seja pouca quantia”, diz à AnaMaria.

Por outro lado, a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, revelou que em março e abril de 2024, 78,3% dos brasileiros estavam endividados, enquanto 29,4% estavam inadimplentes.

Entretanto, esses números podem mudar diante do início do cronograma de pagamento da restituição do Imposto de Renda Pessoa, como avalia Gabriella Simioni, especialista em negociação de dívidas, ao indicar que os devedores priorizem “limpar o nome” com o valor recebido.

Afinal, o que fazer com a restituição do Imposto de Renda?

Os contribuintes podem escolher entre duas opções sobre o que fazer com a restituição do Imposto de Renda: investir ou quitar dívidas.

Quem não tem dívidas a pagar e prefere não ousar muito, pode usar a restituição para aplicar em um investimento de baixo risco, como o Tesouro Selic ou o CDB com liquidez diária, que permitem resgate a qualquer momento, como indica Renan.

Taxa Selic: como a baixa e alta de juros impacta em nossa vida?

"Alguns bancos têm opções de rentabilidade de até 200% do CDB, se você investir por meio de uma corretora de investimentos. Esse tipo de investimento possui além da liquidez diária diferentes tipos de liquidez, de acordo com o seu objetivo, sem contar que é muito mais rentável que a poupança", explica.

Quem já tem uma reserva financeira (um valor poupado para bancar despesas imprevistas) e possui um perfil mais ousado, pode aplicar na bolsa de valores para multiplicar o dinheiro da restituição. A dica é começar com dois ativos diferentes para deixar a carteira de investimentos mais atrativa.

"Dá para optar por Fundos Imobiliários, que geram uma renda mensal, e ações de empresas que pagam bons dividendos. Essas ações são os lucros que as empresas distribuem e podem gerar uma renda - mensal, trimestral, semestral ou anual - ao acionista. Também é possível vendê-las", diz Renan.

Ou seja, a regra é colocar o dinheiro para trabalhar para você. "Desta forma, você verá sua renda multiplicar”, destaca o especialista.

Quem não sabe o que fazer com a restituição do Imposto de Renda pode investir
Quem não sabe o que fazer com a restituição do Imposto de Renda pode investir - Unsplash

E quem tem dívidas ou inadimplentes?

Aos endividados e inadimplentes, a recomendação sobre o que fazer com a restituição do Imposto de Renda é uma só: quitar as dívidas. Ou seja, o dinheiro da restituição do Imposto de Renda pode ser usado para quitar dívidas específicas, adiantar alguma parcela ou para abater valores de alguma despesa que está consumindo a renda mensal.

"Com os juros elevados, quem tem dívidas, e não dá prioridade por pagá-las, acaba entrando em uma bola de neve", diz Aline Soaper, educadora financeira.

Ela explica que, nesses casos, as prioridades devem ser: conta de luz e água atrasadas, parcelas vencidas do condomínio, mensalidades atrasadas da escola das crianças e outras contas básicas. Logo em seguida estão as contas de consumo, acumuladas no cartão de crédito, que tem juros muito altos, além do cheque especial. Por último, se sobrar algum valor, vem o planejamento para fazer uma reserva de emergência ou investir.

Antecipação do 13º salário: como funciona?

Quitar contas é ideal sobre o que fazer com a restituição do imposto de renda
Quitar contas é ideal sobre o que fazer com a restituição do imposto de renda - José Cruz/Agência Brasil

Quais as datas dos lotes da restituição do Imposto de Renda?

De acordo com o Governo Federal, os pagamentos da restituição do Imposto de Renda seguem as seguintes datas:

1º lote - 31/05/2024
2º lote - 28/06/2024
3º lote - 31/07/2024
4º lote - 30/08/2024
5º lote - 30/09/2024

São incluídas de forma prioritária nesses lotes as pessoas:

  1. acima de 80 anos;
  2. acima de 60 anos, com deficiência ou moléstia grave;
  3. cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  4. que fizeram a pré-preenchida ou indicaram Pix para restituição;
    demais.

Havendo empate nos critérios, quem entregou primeiro tem prioridade.

Leia mais:

Entrega do Imposto de Renda é adiada para vítimas do Rio Grande do Sul

Quer começar a investir do zero? Guia do mercado financeiro para iniciantes