AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dicas de Beleza / SAÚDE DA PELE

Maquiagem prejudica a pele? Veja cuidados básicos para evitar problemas

Base, corretivo, blush e batom são apenas alguns dos itens que mulheres costumam usar com frequência, mas será que maquiagem prejudica a pele?

Ana Mota
por Ana Mota

Publicado em 27/07/2024, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Maquiagem prejudica a pele? Conheça os cuidados básicos orientados por dermatologista - Unsplash
Maquiagem prejudica a pele? Conheça os cuidados básicos orientados por dermatologista - Unsplash

É quase uma rotina: aplicar um protetor, passar a base, o corretivo, um blush e por aí vai. Será que esse ritual de maquiagem prejudica a pele? Alguns cuidados básicos diários permitem o uso de make sem culpa. Veja a seguir!

Recentemente, em entrevista à série '50 e Tantos', do Globoplay, a cantora Sandy revelou que usa maquiagem todos os dias, desde muito jovem porque não consegue se ver de outro jeito. Isso levantou um debate: será que maquiagem prejudica a pele? Tem como usar make diariamente e continuar com a pele saudável?

De acordo com Fabiana Oliveira Pereira, dermatologista do Centro Médico Pastore, as repostas dependem de fatores como quantidade, qualidade, prazo de validade da maquiagem e limpeza da pele no final do dia.

Pode usar maquiagem vencida? Especialista explica os riscos

"A prevenção de problemas cutâneos se faz com uma alimentação saudável, exercícios físicos, sono reparador e com o cuidado domiciliar contínuo por meio da limpeza diária com sabonetes, hidratantes, protetores solares e cremes específicos para a própria pele, indicados pelo seu médico dermatologista", afirma Fabiana.

À AnaMaria, a médica respondeu algumas perguntas para esclarecer se maquiagem prejudica a pele. Confira a seguir!

Maquiagem protege a pele?

Segundo a dermatologista, isso depende. "O pigmento da maquiagem ou do protetor com cor confere proteção contra a luz visível do sol, responsável por acentuação de manchas e envelhecimento da pele", diz.

Hidratação = maquiagem bonita

Uma maquiagem bonita precisa de uma pele bem cuidada e isso significa caprichar na hidratação. "A pele seca tende a apresentar fissuras e descamações, deixando uma aparência craquelada. A pele bem hidratada fica mais lisa e uniforme, proporcionando uma melhor aderência e um acabamento mais bonito e duradouro", explica a médica.

Base craquelando? Saiba como fazer a preparação para pele seca

Precisa remover a maquiagem antes da prática de exercícios físicos?

Se você tem o hábito de treinar usando maquiagem, saiba que esse costume não é recomendável. Isso porque os poros da pele se abrem com a transpiração.

"Isso pode causar a obstrução dos poros se houver maquiagem presente, aumentando o risco de acne e irritações na pele. O suor também pode fazer com que a maquiagem escorra e cause desconforto", diz Fabiana.

Dermatologista não indica usar maquiagem na hora de fazer atividade física
Dermatologista não indica usar maquiagem na hora de fazer atividade física - Unsplash

Maquiagem anti-idade ajuda a remover rugas?

Infelizmente, a indústria de beleza ainda não desenvolveu um produto que seja capaz de remover rugas. Além disso, alguns cosméticos não substituem o uso de outros.

"Produtos com FPS não substituem o protetor solar, maquiagens com hidratantes apenas amenizam temporariamente rugas finas e produtos com retinoides até podem ajudar na produção de colágeno a longo prazo, mas não são melhores ou substituem os produtos de linha dermatológica indicados pelo seu dermatologista", afirma a médica.

Cores, blushes e iluminadores: Fabi Gomes ensina dicas de maquiagem para pele madura

Quais os melhores produtos de maquiagem para quem tem pele oleosa?

Atualmente, o mercado de maquiagem tem uma vasta opção de produtos e a maoria tem ativos indicados para cuidar da pele oleosa, como ativos antioleosidade, matificantes ou que ajudam a controlar o brilho.

"Esses ativos são: ácido salicílico, zinco, sílica, perlite, niacinamida, extratos de plantas adstringentes, minerais como caulim ou argila. Praticamente todas as maquiagens podem conter esses ativos, como bases matificantes, BB creams para peles oleosas, pós compactos e soltos, primers, sprays fixadores matificantes, corretivos sombras e blushes para pele oleosas", afirma.

Qual a frequência ideal de lavagem dos pincéis?

A maquiagem prejudica a pele se você não lavar os pincéis com a frequência ideal de uma vez por semana. A indicação é higienizá-los para remover bactérias, lavando bem as cerdas com água e sabão neutro ou mesmo um shampoo infantil.

"O uso de pincéis sujos no rosto pode causar contaminação na face e propiciar doenças infecciosas bacterianas, como impetigo e foliculite", destaca a dermatologista.

Maquiagem prejudica a pele se os pincéis não forem lavados com frequência
Maquiagem prejudica a pele se os pincéis não forem lavados com frequência - Unsplash

Leia mais:

Qual é a maquiagem em alta para o inverno? Veja as tendências da estação

Como usar batom vermelho no dia a dia de forma chique