Conforto para uma recuperação eficiente e resultados visíveis no verão estão entre os benefícios de fazer cirurgia plástica no frio
Publicado em 22/04/2024, às 08h00
O outono chegou, as temperaturas começam a cair e o movimento de pacientes nos consultórios médicos começam a subir. Você sabia que fazer cirurgia plástica no frio é melhor? Uma série de fatores influenciam na hora de marcar um procedimento estético, mas se você puder escolher livremente um período do ano, saiba que a hora de planejar é agora.
De acordo com Luiz Haroldo Pereira, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, é no outono/inverno que ocorre um aumento de mais de 80% na busca por cirurgias plásticas. "Em abril começamos a observar esse aumento, que segue até setembro, com um boom. As mais procuradas ainda são a lipoaspiração, plásticas dos seios, tanto as próteses quanto o enxerto de gordura e especialmente a face", diz à AnaMaria.
Portanto, podemos dizer que agora é o momento ideal para começar a buscar o cirurgião de sua confiança, analisar os procedimentos que deseja fazer e se preparar para esse momento.
Guia completo: como escolher um cirurgião plástico qualificado
Mas, afinal, por que é melhor fazer cirurgia plástica no frio? Alguns fatores contribuem para os procedimentos estéticos serem feitos em épocas de temperaturas mais amenas. Confira a seguir!
O frio contribui para uma recuperação mais eficiente porque ajuda a diminuir a retenção de líquidos e colabora com o edema. Logo, a sensação de desconforto é menor.
"É fato que os primeiros dias após um procedimento invasivo não são os mais confortáveis. E a experiência de vestir cintas justas em um dia quente também não, devido ao suor e ao calor ainda maior. Por isso, o ideal são as estações mais frias", destaca o especialista.
A tendência é que a exposição solar também diminua nesse período de outono/inverno. As pessoas vão menos à praia ou à piscina e acabam se dedicando mais aos autocuidados do procedimento.
Além do envelhecimento e manchas, a exposição solar pode atrapalhar na cicatrização, deixando marcas escuras e até mesmo permanentes. É por isso que os europeus são especialistas em procedimentos no rosto. "Com a maior parte dos dias frios e nublados, a estação perfeita para as cirurgias no rosto dura quase o ano todo", explica Luiz.
Fica o alerta: se for tomar sol nas estações mais frias, cubra a região da cicatriz e use protetor solar.
Esfriou? Confira quais devem ser os cuidados com a pele no outono
Sabe o 'projeto verão'? Então, ele deve começar agora. Fazer uma cirurgia plástica no frio vai permitir que o resultado apareça no verão.
"Algumas cirurgias levam meses para atingir o seu resultado final, sem inchaços ou processos de cicatrização. Embora uma cicatrização completa demore de 4 a 6 meses, com um mês você já observa 70% do resultado, depois em média mais 10% ao mês", explica o cirurgião.
Além disso, na época de frio é mais fácil e prático usar as cintas pelo tempo indicado. Ou seja, no verão o paciente já não precisará se incomodar com o desconforto de usar a cinta no calor. "Portanto, quanto antes a paciente se preparar para o próximo verão, melhor", indica o médico.
Uma coisa é certa, o paciente pode fazer o procedimento estético em qualquer época do ano, mas, realizar cirurgia plástica no frio vai evitar problemas e desconfortos na recuperação. "No verão, as pessoas querem curtir o sol, viajar sem se preocupar com a recuperação e o outono torna-se perfeito para o autocuidado."
Veja mais:
Exagerou na exposição ao sol? Como tratar e amenizar as queimaduras solares
Rejuvenescimento no bumbum; conheça o procedimento estético