Mito? Nada disso - o sono da beleza existe e é muito necessário! Confira as dicas da dermatologista para unir o cuidado com a pele e a hora de dormir
Publicado em 30/04/2024, às 08h00
Aqui vai o fim de um mito: a expressão "sono da beleza" não surgiu por acaso. Além de ajudar a regular o organismo e, assim, promover benefícios à saúde, dormir bem também é muito importante para qualidade da nossa pele.
Segundo a dermatologista Priscilla Pereira, dormir menos do que o necessário faz com que as pessoas tenham uma aparência mais cansada. A privação do sono ainda pode diminuir a hidratação da pele, a reparação dos tecidos cutâneos e, até, a produção de colágeno.
"A má qualidade do sono pode, sim, acelerar o envelhecimento da nossa pele, dar origem às temidas rugas e causar a flacidez. Outros reflexos da insônia e do pouco sono são as olheiras, o aumento de acne, oleosidade e até de caspa", esclarece à AnaMaria.
Portanto, dizer que o sono da beleza existe não é errado e é uma das principais formas de mudar o aspecto manchado do rosto, o envelhecimento e, claro, manter uma pele mais bonita. Porém, os cuidados com a pele devem começar ainda antes da hora de colocar a cabeça no travesseiro. Confira abaixo 5 dicas de beleza que a profissional revelou para antes de dormir.
Esfriou? Confira quais devem ser os cuidados com a pele no outono!
O primeiro passo para cuidar da pele à noite, segundo a especialista, é tirar qualquer resquício de sujeira e poluição do rosto. "Separe um momento para lavar seu rosto com um sabonete específico para seu tipo de pele", diz.
Além do uso do sabonete, ela reforça a importância de também utilizar uma solução micelar ou demaquilante para, antes, remover a maquiagem e garantir uma limpeza mais profunda.
Cleansing oil ou demaquilante? Testamos 5 removedores de maquiagem para deixar sua pele limpa!
Não importa se sua pele é oleosa ou seca, a hidratação vai ajudar na recuperação da pele, deixá-la menos sensível e, inclusive, menos oleosa. "Sem falar que pele hidratada fica com um brilho incrível", Priscilla destaca.
Junto ao uso dos hidratantes faciais tradicionais, a água termal ainda pode ser uma opção para quem deseja potencializar o poder de hidratação. "Também é muito bem-vinda, pois acalma a pele, hidrata e tem ação antioxidante", explica. Porém, lembre-se: não é um substituto do creme!
Leia mais: Você sabe quais são os benefícios da hidratação corporal?
Alguns ativos têm a capacidade de promover a renovação celular, controlar a oleosidade e ainda equilibrar o pH da pele. São produtos que, além da rotina básica de skicare, podem complementar os cuidados com a pele durante a noite.
"Agentes como ácido salicílico, niacinamida e melaleuca, melhoram a textura da pele, hidratam e ainda ajudam no controle da acne", afirma a médica.
Niacinamida? Veja 4 motivos para começar a usar o ativo na sua pele!
Há ainda os produtos que são específicos para uso noturno, especialmente aqueles que possuem ácidos, como o ácido retinóico e ácido glicólico. São eles que, além de ajudar contra o envelhecimento, também contribuem para o clareamento da pele.
Conheça o ácido glicólico, ativo que promete deixar a pele mais jovem e saudável!
Por fim, não é possível deixar essa lista sem uma das etapas essenciais para quem quer aproveitar ao máximo os benefícios do sono da beleza: não dormir de maquiagem.
"Se você não remover, corre o risco de ter os poros obstruídos, aumento na acne e surgimento de marcas que provocam o envelhecimento precoce", alerta a dermatologista.
Por fim, Priscilla ainda comenta que o sono da beleza e os cuidados antes de cair na cama não servem apenas para a melhora na aparência. "Sem contar que esse momento de cuidado fará você se sentir melhor, interferindo também na qualidade do sono", conclui.
É verdade que água quente faz mal para pele? Veja os mitos sobre a hora de tomar banho!