Em 2019, a UNESCO proclamou 5 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa
Publicado em 05/05/2024, às 16h00
O dia 5 de maio marca o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Em 2009, a data foi oficialmente estabelecida pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), uma entidade parceira da UNESCO que congrega os povos que falam o idioma português. Em 2019, a 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO proclamou a data como “Dia Mundial da Língua Portuguesa”.
“Em um contexto global marcado por crises múltiplas e interconectadas, as línguas de comunicação global, como a língua portuguesa, são um veículo indispensável de entendimento e esperança. São também um lugar de resistência contra quem dissemina ódio, exclusão, violência, extremismo, misoginia e descriminação.”, disse António Guterres, secretário-geral da ONU, no Dia Mundial da Língua Portuguesa em 2023.
António lembra, ainda, que a língua é muitas vezes um refúgio dos mais vulneráveis, dos que precisam ter suas vozes validadas: a língua portuguesa é compartilhada e construída por populações em todos os continentes.
Para celebrar a data, AnaMaria organizou uma lista de curiosidades sobre a língua portuguesa. Confira a seguir!
O idioma é falado por mais de 265 milhões de pessoas espalhadas por todos os continentes, e a língua mais falada no hemisfério sul. O português tem origens romanas, assim como o espanhol, italiano e francês.
Esse grupo de idiomas tem raízes no latim, uma língua considerada morta, ou seja, não possui falantes nativos. O português falado no Brasil é a mistura do idioma trazido pelos colonizadores de Portugal, das línguas indígenas faladas pelos povos originários brasileiros e das línguas africanas dos povos traficados para o país durante o período escravista.
A língua portuguesa tem influência do que é chamado de latim vulgar, uma variação do latim culto, e das línguas árabes dos povos que habitavam a região da península ibérica, onde fica Portugal e Espanha. Infelizmente, não há registros de como seria o latim vulgar. Isso porque ele era falado por povos que não dominavam a escrita.
Segundo a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, o português é reconhecido como idioma oficial não só em Portugal, mas também em outras nações, incluindo Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe.
O português também é uma das línguas oficiais em Macau, uma região autônoma na costa sul da China. Macau foi colonizada e administrada pelos portugueses por mais de 400 anos.
A língua portuguesa contém sons únicos para os falantes nativos de outros idiomas. O português tem uma das fonologias — ramo da linguística que estuda o sistema sonoro de um idioma — mais ricas entre as línguas derivadas do românico.
O idioma no Brasil, tem raízes europeias, já que a língua foi trazida e imposta pelos colonizadores em 1500. Porém, após mais de cinco séculos, a língua que falamos por aqui se distanciou consideravelmente da língua-mãe.
A primeira diferença que notamos ao comparar as duas variações é o sotaque. Além disso, há diversas palavras e expressões que podem colocar em uma verdadeira saia-justa os falantes dos idiomas do Brasil e Portugal durante uma conversa. “Bicha”, em terras lusitanas, é uma gíria para fila. Para citar outro exemplo curioso, “canalha”, para os falantes de português europeu, significa um grupo de crianças.
O Volp, Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, organizado e publicado pela Academia Brasileira de Letras, faz o registro oficial das palavras escritas em português, com atenção especial na variedade brasileira do idioma. A 6.ª edição, versão 2023–2024, conta com mais de 382 mil entradas.
Leia também:
5 dicas que vão te ajudar a aprender um novo idioma
Saber mais de um idioma ajuda na carreira? Confira dicas de especialista