Maio é o mês das mães e o mês de Maria, por isso oremos com amor e peçamos que nosso coração seja semelhante ao coração de Maria Santíssima
Amados, um lindo e abençoado dia a todos vocês e uma semana blindada de todos os males que possam nos rodear. Entramos no mês de Maio, um mês diferenciado que já começa com as bênçãos de São José operário e um mês todo especial para nós, pois é considerado o mês de Maria Santíssima, a mãe do nosso salvador.
No momento da crucificação, Jesus nos entregou a Sua mãe. Diz o evangelho de João, capítulo 19, versículos 25-27: “Perto da cruz estavam a sua mãe, a irmã dela, Maria esposa de Cleofas e Maria Madalena. Quando Jesus viu sua mãe ao lado do discípulo mais amado Ele disse: Mulher, eis aí o teu filho. E em seguida disse: Filho, eis aí a tua mãe. E o discípulo levou a mãe de Jesus para morar em sua casa daquele dia em diante”.
Quando Jesus entrega sua mãe ao discípulo mais amado, Ele entregou a todos nós. Nós somos os filhos amados e Nossa Senhora se tornou mãe de todos nós.
E você sabe porque Maio é o mês de Maria? A tradição de oferecer um mês inteiro à Nossa Senhora é muito antiga. Por volta do século onze, a igreja criou a devoção de trinta dias à Maria. Porém naquela época, as celebrações aconteciam entre o dia 15 de agosto e 14 de setembro. Já no século dezessete a tradição ganhou força e passou a ser celebrada em quase todo o mundo.
Para fortalecer este costume, no dia 13 de Maio de 1917, Nossa Senhora de Fátima, apareceu pela primeira vez para as três crianças pastoras em Portugal e o segundo domingo do mês é o dia das mães.
São muitas formas utilizadas para homenagear Maria neste mês de Maio. Algumas paróquias fazem orações diferenciadas durante todo o mês. Outras mudam a decoração do altar destacando imagens ou pinturas de Nossa Senhora, mas a principal é a coroação de Nossa Senhora, também conhecida como coroação de Maio.
Costumo dizer que “quanto mais mariano estou, mais de Jesus eu sou”, por isso, tenhamos a consciência de que temos em Maria um grande exemplo para nós. Exemplo de Fé, exemplo de introspecção, exemplo de amor e de devoção.
Assim, quando nos sentirmos inseguros, perdidos, vamos lembrar do silêncio orante de Maria e vamos simplesmente guardar nossa aflição e orar. Vamos pedir com o amor de Maria, a ajuda que precisamos de Jesus.
Mês das mães é o mês de Maria, por isso oremos com amor e peçamos que nosso coração seja semelhante ao coração de Maria Santíssima
Pe. Marcelo Rossi
Ver essa foto no Instagram
Salve Rainha, mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve!
A vós bradamos os degredados filhos de Eva, a vós suspiramos, chorando neste vale de lágrimas. Seja advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei e depois deste desterro nos mostrai Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.
O início da construção desta linda igreja aconteceu em 1942 e diferentemente de centenas de igrejas, que foram erguidas por pessoas simples da comunidade, esta paróquia contou com o apoio de pessoas e companhias ilustres da sociedade da época, como jornalistas, intelectuais, políticos entre outros.
A edificação durou 14 anos e o resultado trouxe uma beleza ímpar para o bairro Jardim Paulista, na zona sul da capital paulista. Seu estilo é colonial e tanto o interior, quanto seu exterior são belíssimos.
E muitos dos elementos decorativos remetem a vida de Maria Santíssima. Um lindo local que vale uma visita.