Conheça atividades físicas que trabalham o corpo inteiro e promovem benefícios à saúde para mulheres de todas as idades
Publicado em 19/09/2024, às 19h00
A prática de atividades físicas que englobam o corpo todo é essencial para manter a saúde e o bem-estar de mulheres de todas as idades. Sejam jovens ou mais experientes, encontrar modalidades que atuem em diversos músculos e promovam equilíbrio físico e mental pode ser transformador.
Porém, diversas razões culturais, sociológicas e até preconceituosas afastaram o esporte do universo feminino. Durante muito tempo, a prática esportiva era um ambiente tomado pelos homens. Felizmente, o passar dos anos apresentou alguma evolução nesse quesito.
Ao longo do tempo, o foco na saúde feminina evoluiu, e hoje existem várias atividades que atendem às necessidades específicas de cada fase da vida. É isso mesmo, algumas modalidades são recomendadas para mulheres de todas as idades.
O treinador e educador físico Antônio Rebolho, da Academia Gaviões, destaca os benefícios dessa evolução na saúde feminina: "Entre elas está a redução dos sintomas da depressão, a qual pode ser alcançada com 20 a 40 minutos de exercícios, três vezes por semana durante seis semanas.
1. Pilates
O Pilates é a modalidade ideal para quem busca melhorar o equilíbrio entre corpo e mente. É especialmente eficiente para o fortalecimento muscular, tonificação e flexibilidade. Mulheres que praticam Pilates costumam sentir uma melhora significativa na postura e no alívio de tensões.
"Bom também para o fortalecimento da musculatura profunda e superficial do abdômen feminino", explica o especialista. A prática é excelente para mulheres de todas as idades, por ser de baixo impacto e fácil adaptação para diferentes níveis de condicionamento
2. Natação
A natação é considerado um dos esportes mais completos quando se fala em movimentar o corpo todo. Isso graças à atuação que gera movimentação em diversos grupos musculares. A prática fortalece os músculos, melhora o sistema cardiovascular e ajuda a aumentar a resistência física.
No nível ideal para novos praticantes, pode ser considerada uma modalidade de baixo impacto, o que a torna ideal para mulheres de todas as idades. No caso das mais velhas, pode ser ainda melhor, já que a natação auxilia no fortalecimento dos reflexos e do equilíbrio
3. Musculação
Sim, isso mesmo: a musculação pode ser recomendada para mulheres de todas idades. Óbvio que alguns cuidados são necessários. Jovens com o corpo ainda em formação ainda não podem exagerar, assim como as mais velhas e, consequentemente, frágeis.
Isso porque a musculação pode ser adaptada para trabalhar todo o corpo, oferecendo benefícios como aumento da força, melhoria da mobilidade e prevenção de doenças ósseas, como osteoporose. Ou seja: engana-se quem pensa que a musculação é uma atividade apenas para ganho de massa muscular.
4. Aulas de consciência corporal
Modalidades que envolvem consciência corporal, como Yoga, Tai Chi e alongamento, são excelentes opções para mulheres que buscam autoconhecimento e relaxamento. Essas práticas ajudam a equilibrar a mente e o corpo, promovendo um momento de desconexão das rotinas agitadas.
Além disso, elas melhoram a flexibilidade e a força de maneira suave, sendo recomendadas para todas as faixas etárias, especialmente para quem deseja manter o bem-estar mental: "Ideal para quem busca autoconhecimento, por serem mais calmas, proporcionando um momento de relaxamento nos dias mais corridos, acrescenta Rebolho.
5. Aulas Cardiorrespiratórias
Para as mulheres que gostam de atividades mais intensas, as aulas cardiorrespiratórias são uma excelente opção. Modalidades como spinning, treino funcional, dança e jump aumentam a resistência física, melhoram a agilidade e proporcionam uma alta queima calórica: "Quando aplicada com uma boa alimentação, os benefícios com a perda de peso são significativos", ressalta o profissional.
Essas atividades trabalham a frequência cardíaca e promovem uma melhora significativa no condicionamento físico, além e serem divertidas e muitas vezes realizadas em grupo, o que incentiva o engajamento social. Está buscando mais agitação? Essa pode ser a chave.