Pensa em transformar sua paixão por pets em um negócio de sucesso? Conheça as oportunidades do setor e veja dicas para começar um negócio na área pet!
Publicado em 26/09/2024, às 18h00
O setor de pets tem se mostrado um bom negócio para os empreendedores. Com o aumento da preocupação dos tutores em oferecer o melhor para seus animais, surge uma gama de oportunidades para quem quer entrar nesse mercado promissor. Saiba mais sobre essa área e veja as dicas para começar um negócio na área pet!
Segundo o Sebrae, em 2022, o faturamento do mercado pet foi de R$ 41,9 bilhões, representando 0,36% do PIB brasileiro. Além disso, em 2023, foram habilitados 38.774 novos CNPJs para atividades no setor pet, como comércio varejista, serviços de hospedagem, medicamentos veterinários, entre outros.
Ainda de acordo com o órgão, no primeiro trimestre deste ano, o e-commerce pet faturou R$ 1,3 bilhão. Esse crescimento consistente, mesmo diante de desafios econômicos globais, muito se dá pela pandemia da COVID-19, que levou a um aumento no número de animais de estimação adotados, o que influenciou positivamente o setor.
Luana Wandecy, CEO da Blindog, empresa que desenvolve coleiras para cães cegos, também faz uma leitura positiva sobre esse mercado. "As principais oportunidades de negócios na área pet atualmente estão concentradas em segmentos de grande crescimento, como produtos tecnológicos e de saúde", desta ela à AnaMaria.
Para a empreendedora, também é importante atender a demanda crescente por dispositivos que garantam a mobilidade e o bem-estar dos animais, o que evidencia o aumento da preocupação dos tutores com a qualidade de vida de seus pets.
Outro segmento em expansão é o de alimentação natural e personalizada, identifica a empreendedora. Isso porque é crescente a busca por produtos mais saudáveis e de qualidade tais como rações personalizadas, alimentos naturais e snacks orgânicos, que, muitas vezes, atendem as especificidades de cada raça, porte e necessidade de saúde dos animais.
E para se dar bem em uma área tão forte a dica é identificar um nicho de mercado. "É necessário adotar uma abordagem analítica e orientada pela demanda. Realizar uma pesquisa detalhada sobre o comportamento dos consumidores é fundamental", aconselha Luana.
Assim, entender as necessidades não atendidas, como cuidados especiais para animais com deficiências ou doenças crônicas, por exemplo, pode ser, de acordo com a CEO, a chave para o sucesso de um negócio na área pet.
Se você sonha em abrir um negócio na área pet, Luana recomenda iniciar com um plano de negócios bem estruturado. "Defina o modelo de negócio, elabore uma análise de mercado e estude a concorrência", afirma. Isso não só ajudará a direcionar seus esforços, mas também a captar investimentos, caso necessário.
Um dos grandes desafios nesse setor é a concorrência intensa. "Desenvolver um diferencial competitivo é essencial", afirma a CEO. Seja oferecendo produtos inovadores ou um atendimento personalizado, encontrar uma maneira de se destacar pode garantir a fidelidade dos clientes.
Para aqueles que estão prontos para dar o primeiro passo no empreendedorismo animal, Luana sugere conhecer profundamente o mercado e estar sempre atento às inovações para assim conseguir atender um público que se mostra cada vez mais exigente.
Para ter sucesso em um negócio na área pet, uma das primeiras habilidades é o conhecimento sobre o mercado e suas tendências, destaca a empreendedora, que lista outras dicas para quem quer ser aventurar na área. Confira a seguir!
Conheça profundamente o mercado
Antes de começar, é essencial entender o comportamento dos consumidores e as tendências do setor pet. Realize pesquisas de mercado, converse com tutores de animais, veterinários e outros especialistas, e esteja atento às inovações e novas demandas, como produtos sustentáveis ou tecnologias voltadas para o bem-estar dos pets.
Escolha um nicho específico
Com a crescente concorrência, encontrar um nicho é uma maneira eficaz de se destacar. Isso pode incluir serviços especializados (como para animais idosos ou com deficiências), alimentação natural, acessórios sustentáveis ou tecnologias voltadas para a saúde animal. Focar em um público específico pode ajudá-la a construir uma base de clientes fiéis.
Invista na presença digital
Ter uma boa presença online é crucial para alcançar e engajar o público pet. Isso inclui desenvolver um site otimizado, manter perfis ativos em redes sociais e criar conteúdo relevante para tutores de animais. O e-commerce é uma ferramenta poderosa para o setor, e muitos consumidores preferem comprar produtos para pets online.
Ofereça um atendimento personalizado
O relacionamento com os clientes no setor pet exige atenção e cuidado, já que os tutores geralmente veem seus animais como membros da família. Um atendimento de qualidade, que valorize a confiança e o bem-estar do animal, pode fazer a diferença na hora de fidelizar clientes e construir uma boa reputação.
Inove e esteja aberto a tendências
O setor pet está em constante evolução, com novas tecnologias, produtos e serviços surgindo regularmente. Esteja atenta a essas mudanças e aberta para inovar, seja com o lançamento de produtos diferenciados, novas formas de atendimento, como por meio de aplicativos, ou parcerias que tragam valor agregado ao seu negócio.
Gerencie bem as finanças e a operação
Como em qualquer outro setor, o sucesso depende de uma boa gestão financeira e operacional. Controle seus custos, mantenha um fluxo de caixa saudável e faça previsões financeiras realistas. Ter processos bem definidos e eficientes ajuda a reduzir desperdícios e maximizar os resultados.
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