AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / BOM DEMAIS!

Vai começar a correr ou praticar caminhada? Confira 7 benefícios da prática esportiva

Está em busca de uma série de benefícios para a saúde física, mental e até social? Começar a correr ou praticar caminhada pode ser o ideal

O professor de Educação Física Tácio Santos, do Centro Universitário de Brasília (CEUB), conversou com AnaMaria sobre a modalidade. - Foto: Freepik
O professor de Educação Física Tácio Santos, do Centro Universitário de Brasília (CEUB), conversou com AnaMaria sobre a modalidade. - Foto: Freepik

Você quer começar a correr ou praticar caminhada? O mundo fitness está em constante mudança, seja nas recentes indicações de alimentação ou nas novas tendências de exercícios físicos. E ambas as atividades físicas ganharam muita popularidade recentemente

Depois dos esportes, como futevôlei e beach tênis, e musculação, a prática é que caiu nas graças de muita gente. E uma rápida olhada nas redes sociais evidencia a mudança: não faltam influenciadores e até amigos e conhecidos que resolveram se aventurar na modalidade.

E se o efeito manada não te convence, sem problemas! O que não faltam são motivos para começar a correr. Quer alguns? AnaMariaconversou com o professor de Educação Física Tácio Santos, do Centro Universitário de Brasília (CEUB), que destrinchou alguns dos benefícios.

como começar a correr e praticar caminhada benefícios
A prática de correr ou caminhar oferece benefícios físicos, mentais e sociais. Foto: Freepik

Antes, o especialista explica que a aptidão física relacionada à saúde é a medida padrão para avaliar a atividade física. Nessa medição, espera-se que o indivíduo atinja níveis medianos, de acordo com seu sexo e idade, a fim de reduzir o risco de doenças. Um conjunto de componentes são levados em consideração: aptidão cardiorrespiratória, aptidão muscular, composição corporal e flexibilidade.

Neste primeiro, é onde se enquadra a corrida e outras atividades semelhantes, como pedalar e nadar. E, de quebra, a prática oferece uma série de benefícios, seja para quem quer começar a correr, praticar caminhada ou para os já veteranos na modalidade. A seguir, alguns dos principais.

Ser sedentário é tão ruim assim? Saiba como sair do sedentarismo mesmo com rotina corrida

Os benefícios da corrida e caminhada

1. Longevidade

Já que o assunto é a aptidão cardiorrespiratória, é ideal iniciar com a longevidade. Isso porque ambas estão diretamente ligadas. De acordo com o especialista, a evolução do sistema cardiorespiratório está fortemente associada à sobrevida a longo prazo, sendo inversamente proporcional à mortalidade

A prática promove o fortalecimento do coração, redução da pressão arterial e aumento da capacidade pulmonar. Ou seja, se seu plano é garantir alguns anos extras no nosso mundo — e com qualidade de vida, continuar ou começar a correr é uma boa ideia.

2. Controle de peso

Está fugindo do sobrepeso ou busca emagrecer? A modalidade também pode ser uma importante aliada. Corrida e caminhada são responsáveis pelo gasto calórico e aceleração do metabolismo. Isso, combinado a uma dieta adequada, auxilia na manutenção de um peso saudável.

como começar a correr ou praticar caminhada benefícios
De acordo com a OMS, a caminhada é recomendada para todas as pessoas. Foto: rawpixel/Freepik

3. Aparelho musculoesquelético

O aparelho musculoesquelético, formado por ossos, músculos, tendões, articulações e outras partes do corpo, é mais um beneficiado daqueles que buscam começar a correr. Vale lembrar que, ao lado do cardiorrespiratório, é o que sustenta todas as atividades físicas.

Essa melhora passa pelo aumento na densidade óssea e redução do risco de osteoporose. Além disso, ainda que menos exigido do que a musculação, também promove fortalecimento muscular, atingindo a região das pernas, glúteos e músculos abdominais.

4. Redução do estresse

Você acha que só os atributos físicos são impactados positivamente? Nada disso! Pelo contrário, os benefícios mentais também são muitos. Uma pesquisa da Escola de Saúde Pública T.H Chan, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que caminhar também reduz o estresse.

5. Combate à depressão

Ainda segundo Harvard, a prática ajuda o corpo a liberar serotonina, conhecida como o hormônio da felicidade. A liberação está diretamente ligada a outro estudo, dessa vez que associa a caminhada com o combate à depressão.

O estudo da Universidade de Stirling e publicado na revista científica Mental Health and Physical Activity afirma que "caminhar é uma forma de intervenção efetiva contra a depressão". 

6. Benefícios cognitivos

A região cerebral é mais uma das privilegiadas pelos benefícios da corrida ou caminhada. Um estudo da Universidade de Tsukuba, do Japão, mostrou que mesmo caminhadas curtas oferecem benefícios à função cerebral, como melhora da memória e aumenta da concentração e foco.

Além disso, a prática também garante a saúde cerebral e age na prevenção de doenças neurológicas, como a demência e o alzheimer.

Conheça a demência frontotemporal, doença que atingiu Bruce Willis

7. Benefícios sociais

Os benefícios sociais são mais um ponto de convencimento para aqueles que estão na dúvida sobre começar a correr. Seja na esteira ou ao ar livre, a prática oferece uma série de pontos positivos, como a interação com colegas de academia, grupos de caminhada e amigos ou familiares.

benefícios começar a correr praticar caminhada interação social
Redução no isolamento social e fortalecimento de laços estão entre os benefícios sociais da prática. Foto: Freepik

A socialização cria oportunidades de conhecer novas pessoas, além de fortalecer os laços com pessoas próximas que participam da atividade física. Outro ponto a ser considerado é a possibilidade de incentivar a adoção de hábitos saudáveis nos demais. Outros benefícios comuns: 

  • Estimula a prática de habilidades sociais e de comunicação;
  • Facilita conversas e trocas de ideias durante a atividade;
  • Promove um senso de comunidade e pertencimento;
  • Reduz o isolamento social, especialmente nos idosos.

Cuidados necessários

O professor de educação física também listou alguns dos cuidados necessários para quem deseja começar a correr. De início, é necessário controlar o volume e intensidade dos treinos. Segundo o especialista, quem se exercita por conta própria deve seguir as orientações gerais: 150 minutos por semana, preferencialmente em três sessões moderadas de 50 minutos.

"Se possível, contar com a ajuda de um profissional de educação física, que pode fazer ajustes específicos ao caso individual", continuou Tácio, que também ressaltou a importância de realizar o teste de esforço anual, geralmente feito em uma esteira e aumentando o esforço até a exaustão.

Como começar a correr? Dicas de como se preparar para a atividade

A avaliação fornece limites e níveis recomendados mais precisos do que as escalas subjetivas de esforço. Além disso, ajuda na identificação de possíveis alterações cardiovasculares ou condições subjacentes — ainda que detectadas, é possível se exercitar com a orientação adequada. 

Para manter uma rotina de corrida, assim como qualquer outra atividade física, é útil escolher horários, ambientes e companhias motivantes: "Adotar estratégias que facilitam a formação do hábito e evitar situações que favoreçam a desistência também são pontos importantes", finaliza.