Técnica auxilia na recuperação muscular, aumento de desempenho e prevenção de lesões explica fisioterapeuta conhecida como percussora do tratamento
A prática de atividades físicas, seja de maneira amadora ou profissional, exige cuidados constantes com o corpo. A recuperação muscular, a prevenção de lesões e o aumento do desempenho são algumas das preocupações de quem se exercita regularmente. É nesse contexto que a Ozonioterapia tem se destacado, oferecendo benefícios únicos para atletas e entusiastas do esporte, sendo que os adeptos famosos como Cristiano Ronaldo, aprovam o tratamento que utiliza as propriedades terapêuticas do ozônio para otimizar o desempenho físico, acelerar a recuperação e promover uma saúde muscular mais eficiente.
A Ozonioterapia atua de forma poderosa no processo de recuperação muscular, uma vez que o ozônio, composto por três átomos de oxigênio, possui um efeito antioxidante e regenerador. “Quando aplicado, ele aumenta a oxigenação dos tecidos, acelera a circulação sanguínea e estimula a regeneração celular. Isso faz com que o tempo de recuperação entre os treinos seja reduzido, permitindo que o atleta ou praticante de atividade física retorne mais rapidamente à sua rotina de exercícios, com menos dor muscular e maior disposição”, explica a Dra Poliane Cardoso, fisioterapeuta especialista em dermatofuncional, medicina funcional e ortomolecular
Além disso, a técnica tem demonstrado grande eficácia na prevenção de lesões, um problema comum entre aqueles que praticam esportes de alta intensidade ou repetição. Ao melhorar a oxigenação dos tecidos e promover uma regeneração mais eficiente, a terapia fortalece os músculos e articulações, tornando-os mais resistentes ao impacto e à fadiga. Com isso, o risco de lesões por esforço repetitivo ou sobrecarga diminui significativamente.
Um dos grandes diferenciais da Ozonioterapia para os atletas é seu papel no aumento do desempenho. “A melhora da circulação sanguínea e o aumento do aporte de oxigênio aos tecidos não só reduzem o cansaço muscular, como também aumentam a energia disponível durante os treinos. Atletas de alta performance que utilizam o tratamento frequentemente relatam um aumento de resistência e uma sensação de maior vigor físico, permitindo que eles ultrapassem seus próprios limites com segurança”, fala Cardoso.
A fisioterapeuta, uma das pioneiras no uso da Ozonioterapia na estética, também aplicou essa técnica no contexto esportivo, atendendo times de futebol com o objetivo de potencializar o rendimento dos atletas e melhorar a recuperação pós-jogo. O uso da Ozonioterapia no esporte se tornou uma ferramenta essencial no acompanhamento de atletas, seja para tratar lesões, como tendinites e distensões musculares, ou para garantir que eles estejam em sua melhor forma física para competições.
Cientificamente comprovada, a técnica é uma solução natural e eficaz para quem busca cuidar do corpo de maneira holística. “Ao tratar o corpo como um todo, promovendo não apenas a regeneração muscular, mas também o fortalecimento do sistema imunológico e a melhora do bem-estar geral, o ozônio se destaca como uma técnica completa para atletas e praticantes de atividade física. Outro benefício importante da Ozonioterapia é sua capacidade de atuar como um anti-inflamatório natural. As propriedades antioxidantes do ozônio ajudam a combater os radicais livres que se formam durante o exercício intenso”, finaliza a especialista.
Renata Rode é escritora nata, desde os 11 anos (idade em que escreveu seu primeiro livro). Repórter, jornalista formada e curiosa, é também autora de livros sobre comportamento e ghost writer. Já foi repórter de celebridades na Record TV, colunista especial do UOL e aqui, na Revista AnaMaria vai falar sobre assuntos pertinentes ao Universo Feminino, sempre com um toque de irreverência. Instagram: @renata.escritora