Pela primeira vez, Brasil fica entre as cinco maiores potências paralímpicas do mundo! Confira as medalhas conquistadas e o recordes da Paralimpíadas!
Publicado em 08/09/2024, às 12h00
O Brasil encerrou sua participação nas Paralimpíadas de Paris com uma impressionante coleção de 89 medalhas, incluindo 25 de ouro. Este é o melhor desempenho do país na história da competição, marcando uma conquista inédita no quadro de medalhas da Paralimpíadas.
O Comitê Paralímpico Brasileiro tinha uma meta ousada para os Jogos de Paris: alcançar a melhor campanha da história e garantir um lugar entre os cinco primeiros no quadro geral. Além de atingir a meta, a delegação brasileira conseguiu superar todas as expectativas.
Isso porque, com uma campanha brilhante, o Brasil não só atingiu seu objetivo de idas ao pódio como também se estabeleceu como uma das cinco maiores potências paralímpicas do mundo. A nossa equipe bateu o recorde de medalhas, totalizando 89 pódios e conquistando o maior número de ouros até hoje, com 25.
No fim, o Brasil ficou em quinto lugar no quadro geral dos Jogos, atrás apenas da China, Grã-Bretanha e Estados Unidos, que dominaram o topo com 94, 49 e 36 medalhas de ouro, respectivamente.
Ficar no top 5 não foi fácil. O Brasil travou uma disputa acirrada com a Itália pela quinta posição no quadro de medalhas da Paralimpíadas até o último dia dos Jogos.
A nossa delegação terminou o sábado na segunda colocação, atrás dos italianos. No entanto, dois ouros no domingo — um no halterofilismo e outro na canoagem — garantiram a virada brasileira no quadro de medalhas.
Antes desta edição, a melhor campanha do Brasil tinha sido nos Jogos de Tóquio 2021, onde conquistamos 22 medalhas de ouro e um total de 72 pódios, terminando na sétima posição. Nos Jogos de Londres 2012, também ficamos em sétimo lugar, com 21 ouros e 47 medalhas no total.
As modalidades de natação e atletismo foram protagonistas nas medalhas da Paralimpíadas conquistadas pelos atletas brasileiros. A natação alcançou 26 pódios e o atletismo brilhou com 36 medalhas, ambos números recordes para o Brasil.
O judô, com quatro medalhas de ouro nos últimos dias dos Jogos, também foi crucial para o recorde histórico, destacando-se e levando o país à liderança nesta modalidade.
A diversidade das origens dos atletas que subiram ao pódio também chamou a atenção. As medalhas foram conquistadas por representantes de 16 estados e do Distrito Federal, com uma participação expressiva das cinco regiões do Brasil.
Depois de quatro edições consecutivas no top 10 do quadro de medalhas — 9º em Pequim 2008, 7º em Londres 2012, 8º na Rio 2016 e 7º em Tóquio 2021 — o Brasil finalmente chegou ao topo do ranking, conquistando o top 5 e se consolidou como potência nas Paralimpíadas.
Confira abaixo o quadro completo de medalhas da Paralimpíadas do Brasil:
Medalhas de Ouro (25)
Medalhas de Prata (26)
Medalhas de Bronze (38)
Leia também:
Lembra dele? Ex-BBB conquista bronze no atletismo nas Paralimpíadas 2024
Por que o Brasil é tão forte nas Paralimpíadas? Veja qual é a expectativa de medalhas para o país
Chuva de medalhas! Brasil está brilhando nas Paralimpíadas e fazendo história em Paris