AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Programação da TV / MARCARAM ÉPOCA!

"Descasamento" e leis: 5 novelas com divórcios marcantes

Realidade de muitas brasileiras, o término do casamento também é muito presente na teledramaturgia; relembre 5 novelas com divórcios marcantes

Gabriela Occhipinti
por Gabriela Occhipinti

Publicado em 27/07/2024, às 13h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Em 'Salve Jorge', Bianca (Cleo Pires) promove festa de divórcio; veja as novelas com divórcios marcantes - Reprodução/TV Globo
Em 'Salve Jorge', Bianca (Cleo Pires) promove festa de divórcio; veja as novelas com divórcios marcantes - Reprodução/TV Globo

Os brasileiros, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), têm se divorciado cada vez mais e mais rapidamente, e nas telas isso não é diferente. Na teledramaturgia brasileira, a separação é um tema comum, presente em diversas tramas, em algumas, porém, tornou-se inesquecível. Relembre 5 novelas com divórcios marcantes.

Em 2022, houve um divórcio para cada 2,3 casamentos. Essa taxa, 12 anos antes, em 2010, era de um divórcio para cada 4 casamentos. Esse cenário também é refletido nas histórias das novelas, o que se alinha com a mudança no estado civil dos espectadores ao longo dos anos.

Novelas com divórcios marcantes

Além de marcarem época, as novelas ajudam a trazer para os holofotes temas importantes. Nos anos 1970, o Brasil vivia o debate sobre a promulgação da Lei do Divórcio, que possibilitava o fim oficial do casamento. Sancionada em 1977, a lei foi responsável por grandes mudanças na sociedade brasileira.

Anos antes, esse debate ganhou destaque nas telas com a ajuda de Susana Vieira. Em 1975, a atriz interpretou Cândida na novela 'Escalada', uma mulher que vivia o drama de um casamento fracassado.

Assim, ela comoveu a audiência, pois na época só havia o desquite, que não permitia, por exemplo, um novo casamento em caso de separação. Essa não é a única obra a abordar o tema. Relembre a seguir novelas com divórcios marcantes:

Mulheres Apaixonadas (2003)

Em 'Mulheres Apaixonadas', Heloísa não aceita o divórcio da irmã Helena
Em 'Mulheres Apaixonadas', Heloísa não aceita o divórcio da irmã Helena - Reprodução/TV Globo

'Mulheres Apaixonadas' foi marcada por várias reviravoltas, principalmente no campo amoroso. Uma delas foi a de Helena (Christiane Torloni) e Téo (Tony Ramos), que não superaram a crise no casamento e decidiram se separar. Mas esse processo não foi fácil.

Além de enfrentar as dores comuns ao fim de uma relação, Helena precisou lidar com a fúria da irmã Heloísa (Giulia Gam). A mais nova achava um absurdo que Helena sequer pensasse em se separar e, com isso, as duas tiveram uma briga feia.

Entre as revelações, Helena afirmou que a suposta traição do marido foi apenas a gota d'água para o término. Sem aceitar a decisão, Heloísa chegou a contar para Téo que a irmã não tinha mais tesão nele. No entanto, os esforços da caçula foram em vão: Helena terminou a trama casada com César (José Mayer), e Téo, por sua vez, reconstruiu sua vida ao lado de Laura (Carolina Kasting).

Avenida Brasil (2012)

'Avenida Brasil' é um das novelas com divórcios marcantes
'Avenida Brasil' é um das novelas com divórcios marcantes - Reprodução/TV Globo

Com Carminha (Adriana Esteves), uma vilã que marcou época, 'Avenida Brasil' também é uma das novelas com divórcios marcantes, especialmente quando muitos vibraram ao ver Tufão (Murilo Benício) pedindo a separação da malvada.

O término do relacionamento é motivado por um dos atos de vingança de Nina (Débora Falabella), grande rival de Carminha na trama, que ordena que a vilã peça o divórcio de Tufão.

No entanto, a personagem de Adriana Esteves não consegue cumprir a ordem e se isola em uma chácara. Já o marido, por sua vez, decide pedir o divórcio após o tempo distante da esposa e por estar apaixonado pela cozinheira.

Assim, a decisão do marido surpreende a vilã, que surta ao ver seu plano indo por água abaixo. Em uma de suas cenas marcantes, a personagem inicialmente se desespera e tenta fazer Tufão mudar de ideia. Sem sucesso, Carminha jura vingança, prometendo dar a volta por cima e quebra tudo o que vê pela frente.

Salve Jorge (2013)

Em 'Salve Jorge', Bianca promove festa de divórcio
Em 'Salve Jorge', Bianca promove festa de divórcio - Reprodução/TV Globo

Em 'Salve Jorge', Antonia (Letícia Spiller) e Celso (Caco Ciocler) enfrentam um divórcio difícil que afeta especialmente a filha do casal, Raissa (Kiria Malheiros). Isso porque o pai inventa histórias para colocá-la contra a mãe, o que pode ser configurado como alienação parental. Como resultado, a menina acaba rejeitando Antonia em diversos momentos da trama.

Após enfrentar a disputa desleal com Celso, Antonia consegue a guarda de Raissa ao vencer uma batalha judicial contra o ex-marido.

No folhetim, o divórcio também é retratado de forma positiva. Os primeiros capítulos da trama mostram o retorno de Bianca (Cleo Pires), que estava nos Estados Unidos, para o Brasil. Para marcar essa nova fase, ela decide celebrar sua separação e promove uma festa. A comemoração do "descasamento" contou com a personagem vestida de noiva e um buquê de flores pretas.

Me divorciei, e agora? Conheça 8 mitos e verdades na hora da divisão de bens

Lado a Lado (2013)

Em 'Lado a Lado', Edgar e Laura se separam, mas não conseguem se divorciar
Em 'Lado a Lado', Edgar e Laura se separam, mas não conseguem se divorciar - Reprodução/TV Globo

A separação gerou muita curiosidade no enredo da novela 'Lado a Lado'. Acontece que a trama se passava em 1904, e muitos acharam estranho os personagens Laura (Marjorie Estiano) e Edgar (Thiago Fragoso) se divorciarem naquela época, afinal, o divórcio só foi permitido no Brasil a partir de 1977.

Durante o período colonial brasileiro, o matrimônio era regulado pelas leis da igreja — o Código de Direito Canônico — que admitia a separação dos casais, mas não lhes dava, por exemplo, o direito de se casar novamente. Com o casamento civil, obrigatório a partir de 1880 após a Proclamação da República, essa realidade mudou.

Assim, Laura e Edgar retrataram na trama o drama de diversos casais brasileiros que, ao se separar, não podiam ter legalmente uma vida afetiva e familiar em outros relacionamentos. Sendo, portanto, uma das novelas divórcios marcantes.

Terra e Paixão (2024)

Lucinda tem reviravolta em 'Terra e Paixão' e consegue se divorciar
Lucinda tem reviravolta em 'Terra e Paixão' e consegue se divorciar - Reprodução/TV Globo

'Terra e Paixão' é marcada por vários divórcios, mas um deles retrata uma cruel realidade que muitas mulheres enfrentam: a violência doméstica. Lucinda (Débora Falabella) é vítima de agressões físicas de Andrade (Ângelo Antônio), que, sempre que bebia, agredia a esposa.

Ao longo da trama, Andrade se dizia arrependido e pedia uma nova chance, prometendo que nunca mais iria beber. Lucinda acabava acreditando no pai de seu filho.

O estopim da relação ocorre após Lucinda beijar Marino (Leandro Lima), o delegado da cidade. Ela então chega em casa e pede a separação, mas Andrade surta e a agride novamente.

A história muda quando o delegado, que estava à espreita, prende Andrade em flagrante. Lucinda encerra o ciclo de violência doméstica prestando queixa ao ex-marido. Ela consegue a guarda do filho e uma medida protetiva contra Andrade, além de ter um final feliz ao lado de Marino.

Importante ressaltar que a vítima de agressão pode denunciar os casos à Central de Atendimento à Mulher por meio do número 180. Para denúncias de abuso sexual, infantil e qualquer outra violação dos Direitos Humanos, disque 100.

Ambos os serviços são gratuitos e oferecem acolhimento e informações sobre os protocolos a serem seguidos em cada caso. As denúncias podem ser feitas 24 horas por dia.

Exemplo de liberdade de dentro para fora das telas

Um estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), divulgado em 2009, sugere uma ligação entre as novelas e o número de divórcios, ao analisar a relação entre as tramas, especificamente as da TV Globo, e o aumento no número de separações no Brasil ao longo das décadas.

Para chegar a essa análise, os pesquisadores cruzaram informações dos censos dos anos 70, 80 e 90 com dados sobre a expansão do sinal da Globo, que fez com que as novelas da emissora chegassem a 98% dos municípios do país na década de 90.

De acordo com os autores do estudo, Alberto Chong e Eliana La Ferrara, "a parcela de mulheres que se separaram ou se divorciaram aumenta significativamente depois que o sinal da Globo se torna disponível" nas cidades do país.

Ao todo, foram analisadas 115 novelas transmitidas pela Globo entre 1965 e 1999. Segundo a pesquisa do BID, "a exposição a estilos de vida modernos mostrados na TV, a funções desempenhadas por mulheres emancipadas e a uma crítica aos valores tradicionais mostrou estar associada aos aumentos nas frações de mulheres separadas e divorciadas nas áreas municipais brasileiras", diz o estudo.

Leia também:

Como funciona a partilha de bens no divórcio? Raul está certo em 'Alma Gêmea'?

Idas e vindas: Casais de famosos que deram uma segunda chance ao amor