AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Indica / olímpiada

Culinária na olimpíada: 4 receitas inspiradas no Brasil

Além do tradicional arroz com feijão, conheça outros pratos que compõem o buffet do restaurante do Château de Saint-Ouen para a olimpíada

Camila Iannicelli Publicado em 25/07/2024, às 17h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Além do tradicional arroz com feijão, conheça outros pratos que compõem o buffet do restaurante do Château de Saint-Ouen para a olimpíada - Reprodução/MercadoLivre
Além do tradicional arroz com feijão, conheça outros pratos que compõem o buffet do restaurante do Château de Saint-Ouen para a olimpíada - Reprodução/MercadoLivre

AS Olimpíadas de Paris tiveram início na última quarta-feira (24) e, nos próximos dias, cerca de 276 atletas brasileiros terão acesso ao Château de Saint-Ouen, que está a cerca de 600 metros da Vila Olímpica. O castelo recebeu o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que trouxe consigo uma proposta de gastronomia saudável, afetiva e brasileira, é claro! 

O comando da cozinha é feito pela chef Sarah Lima, que, em entrevista concedida ao o Estadão, comentou sobre a escolha por receitas que auxiliassem no conforto emocional dos atletas no momento das competições. O buffet é variado e contém diversas fontes de carboidratos, proteínas, legumes, verduras e vegetais. 

Ao falar de cardápio para atletas – e funcionários –, deve-se levar em consideração uma série de detalhes, pois a alimentação deve ser balanceada e sem riscos. Uma recomendação, inclusive, é evitar alimentos crus, pois estes podem causar desconforto intestinal.

E aí, que tal comer enquanto assiste aos jogos de Paris? Confira o preparo de algumas receitas citadas por Sarah:

1. Berinjela caprese

Ingredientes: 2 beringelas grandes, 8 bolas de muçarela de búfala cortadas ao meio, 2 tomates, folhas de manjericão, sal, pimenta-do-reino e azeite.

Modo de preparo: corte as berinjelas em rodelas grandes e coloque-as em uma forma. Em seguida, salgue bem cada camada e deixe descansar por 20 minutos. Após esse processo, lave-as em água corrente e seque uma a uma com o auxílio de um papel toalha. Despeje as berinjelas em um recipiente untado e coloque os pedaços de muçarela por cima.  

Corte os tomates – também em rodelas – e tempere com sal e pimenta. Coloque-os por cima da muçarela e leve ao forno pré aquecido por 15 minutos. Finalize com uma folha de manjericão e azeite por cima. 

2. Moqueca de peixe

Ingredientes: 1 pimentão verde em rodelas, 1 pimentão vermelho em rodelas, 1 pimentão amarelo em rodelas, 1 tomate em rodelas, 1 cebola em rodelas, 70 ml de azeite de dendê, azeite de oliva, sal, pimenta-do-reino, coentro, 200 ml de leite de coco, limão 4 postas de tilápia.

Modo de preparo: Coloque uma camada de cebola, tomate e pimentões coloridos em uma panela. Em seguida, coloque as postas do peixe (previamente temperado com sal, limão e coentro). Despeje o peixe na panela e misture com os vegetais. 

Leve ao fogo alto até a panela ferver. Acrescente leite de coco e o azeite de dendê. Finalize abaixando o fogo, tampando a panela e cozinhando até que o peixe esteja macio. 

3. Feijoada vegana

Ingredientes: 2 xícaras (chá) de feijão-preto, 100 gramas de linguiça vegetal, 1 cebola picada, 3 dentes de alho picados, água, sal, azeite e couve refogada.

Modo de preparo: Cubra o feijão com água em uma panela e deixe de molho por 4 horas. Em seguida, o transfira para uma panela de pressão e leve ao fogo médio por 20 minutos, após pegar pressão.

Coloque azeite em uma frigideira e acrescente cebola e alho até dourar. Adicione a linguiça e, após o cozimento do feijão, disponha essa mistura sobre ele e cozinhe até o caldo engrossar. 

4. Brigadeiro fit

Ingredientes: 1 xícara (chá) de leite desnatado, 15 a 20 gotas de adoçante, 3 colheres e 1/2 de cacau em pó e 1 colher de manteiga.

Modo de preparo: despeje todos os ingredientes em uma panela e deixe em fogo alto por até 20 minutos. Mexa até atingir a consistência de brigadeiro. Em seguida, desligue e coloque na geladeira para esfriar. 

Para conhecer outros pratos – brasileiros e de outros países –, confira os livros disponíveis no Mercado Livre:

1. Bela Cozinha, de Gil, Bela - https://mercadolivre.com/sec/1WKdNNa

Bela Gil mostra que é possível ter uma alimentação equilibrada com ingredientes naturais a partir de receitas deliciosas que são divididas em categorias: sopas e mingaus; legumes e folhas verdes; petiscos; dia-a-dia; molhos e sobremesas. 

Reprodução/MercadoLivre
Créditos/MercadoLivre

2. Pâtisserie em Casa, de Will Torrent - https://mercadolivre.com/sec/2DoUqom

Para aprender desde as técnicas básicas de confeitaria até bolos e tortas elaboradas, Will Torrent apresenta oitenta receitas deliciosas e descritas passo a passo. 

Reprodução/MercadoLivre
Créditos/MercadoLivre

3. Fundamentos da cozinha italiana clássica, de Hazan, Marcella - https://mercadolivre.com/sec/1vLNLx4

Com quase 500 receitas, Marcella Hazan, grande chef de cozinha italiana, ensina pratos como sopa camponesa toscana, alcachofra crocante e muito mais!

Reprodução/MercadoLivre
Créditos/MercadoLivre


Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data de publicação deste post, e a AnaMaria pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.