Inmet faz novo alerta de tempestade para os próximos dias em alguns pontos do Brasil, incluindo Sul, Sudeste e Centro-Oeste; veja como será o fim de novembro
O fim de novembro será marcado por alerta de tempestade e chuvas intensas no Sul e Sudeste do Brasil. Uma frente fria chegou ao Sul na última quarta-feira (27), trazendo instabilidades. Essas condições devem avançar até o final de semana, segundo o site Meteored.
Nesta quinta-feira (28), as instabilidades ganham força pela manhã no Sul, com risco de chuvas fortes e alerta de tempestades. No Sudeste, a frente fria deve provocar precipitações a partir da tarde em São Paulo.
No Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, as tempestades podem causar alagamentos e destelhamentos. O oeste de Santa Catarina e o sul do Paraná estão entre as áreas mais afetadas.
Durante esta manhã, as chuvas mais intensas devem atingir o grande oeste catarinense, sul do Paraná e boa parte do Rio Grande do Sul. À tarde, as tempestades persistem em Itajaí (SC) e na Região Metropolitana de Curitiba, com alertas para alagamentos.
Chuva preta? Entenda o que aconteceu no RS; causa é mesma do "sol laranja"
À noite, o oeste e o centro do Rio Grande do Sul enfrentam chuvas fortes. Na faixa leste de Santa Catarina, espera-se apenas chuvas fracas. Na sexta-feira (29), as condições continuam intensas, especialmente em Porto Alegre e no oeste do Paraná.
À tarde, o nordeste gaúcho, o sudeste catarinense e o leste do Paraná terão riscos de tempestades. À noite, a intensidade das chuvas diminui no centro-norte do Paraná, mas permanece moderada.
As instabilidades começam na quinta-feira à tarde no sul de São Paulo, com chuvas fortes e alerta para tempestades se espalhando pelo meio-oeste, sul e leste do Estado, incluindo a capital. Nas demais regiões do Sudeste, as chuvas serão menos significativas.
Temporal? Confira os cuidados com a casa e na rua durante o alerta vermelho
Na sexta-feira, as tempestades se intensificam em São Paulo e no sul de Minas Gerais, especialmente no Triângulo Mineiro. À noite, as chuvas ficarão concentradas no sul mineiro, perto da divisa com o Rio de Janeiro.
No sábado (30), o tempo fica mais firme no Sul, com exceção do Paraná e leste de Santa Catarina, onde podem ocorrer chuvas fracas. Já no Sudeste, as instabilidades permanecem em São Paulo, Rio de Janeiro e centro-sul de Minas Gerais durante a tarde.
Alerta amarelo, chuvas intensas: veja como se proteger
No domingo (1º), chuvas leves são previstas no norte do Rio Grande do Sul, em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. À noite, o sul gaúcho voltará a enfrentar instabilidades.
Confira a previsão do tempo para as capitais nesta quinta-feira (28) e quais regiões serão afetadas pelo alerta de tempestade:
Norte
Nordeste
Centro-Oeste
Sudeste
Sul
Leia também:
Chuvas intensas, frente fria e ventania marcam clima no fim de outubro
Alerta laranja: previsão do tempo aponta chuvas intensas em quase todo país