Os pagamentos de agosto do Bolsa Família 2024 estão em andamento desde a última segunda-feira (19) - confira o calendário completo até o fim de dezembro
A Caixa Econômica Federal deu início nos pagamentos do mês de agosto do programa Bolsa Família 2024. De acordo com o calendário oficial, os primeiros a receber, na última segunda-feira (19), foram os beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) final 1.
A distribuição dos valores seguirá um cronograma escalonado até o fim deste mês, com pagamentos mínimos de R$ 600 por família, além de adicionais conforme a composição familiar.
Conforme informações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), os pagamentos do Bolsa Família 2024 serão realizados nos últimos 10 dias úteis de cada mês, exceto em dezembro, quando o calendário é antecipado.
Aposentadoria por invalidez: como funciona para ansiedade? Veja as regras do INSS
Há também uma exceção para moradores de municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecidos pelo governo federal. Eles, por sua vez, receberão o benefício de forma unificada no primeiro dia de pagamento.
O valor mínimo garantido por família pode aumentar, caso esteja de acordo com os seguintes critérios:
Preços altos? Veja 8 dicas para economizar no supermercado
Previsão de pagamentos dos próximos meses
Salário, relação com chefe ou outro emprego? Estudo revela motivos de demissão
Para ser elegível ao Bolsa Família 2024, a renda mensal familiar deve ser de até R$ 218 por pessoa. O cálculo é simples: soma-se toda a renda da família e divide-se pelo número total de membros. Caso o resultado seja inferior ao valor estipulado, a família pode se inscrever no programa.
Além disso, os beneficiários precisam cumprir algumas contrapartidas:
Os interessados devem se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico), ferramenta essencial para inclusão nos programas sociais do governo federal. Estar registrado no CadÚnico, no entanto, não garante automaticamente a participação nos programas, mas é um pré-requisito necessário.
Os valores podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa TEM ou internet banking, eliminando a necessidade de ir até uma agência da Caixa Econômica Federal.
O beneficiário também pode usar o cartão do programa para realizar compras via débito e realizar saques em terminais de autoatendimento, casas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui, além das próprias agências da Caixa.
Leia também:
Imposto de Renda 2024: consulta ao 4º lote de restituição está disponível; veja aqui