AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Óleo de rícino vale por um cosmético

Ele faz o cabelo crescer, as unhas ficarem mais fortes e ainda dá jeito nos cílios

Patrícia Gebara Publicado em 02/05/2016, às 16h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Óleo de rícino vale por um cosmético - Shutterstock
Óleo de rícino vale por um cosmético - Shutterstock
Quem diria: até então conhecido por suas propriedades laxantes, o óleo de rícino tem se revelado um eficiente produto de beleza natural. Extraído da  mamona, faz o cabelo crescer, deixa as unhas fortes, dá um tchan nos cílios... De fazer inveja a muito cosmético industrializado, viu? Pode ser usado puro ou misturado a cremes. O melhor: encontrado em qualquer farmácia, tem preço pra lá de camarada e seu uso só é contraindicado para quem esteja grávida ou amamentando.


Cabelos de Rapunzel

■ Segundo a dermatologista Juliana Annunciato, da Clínica Essenza, em São Paulo, o óleo de rícino tem propriedades antioxidantes, ômega 6 e, principalmente, vitamina E, que auxilia no crescimento dos fios. 

■ Além de deixar o cabelo menos quebradiço, o óleo vai fortalecê-lo a ponto de acelerar o crescimento. Se você tem problemas com queda, o produto pode ser sua salvação! 

■ O óleo é muito espesso e, por isso, a dermatologista aconselha misturar com outro tipo de óleo, como azeite de oliva ou óleo de coco, para ficar mais fácil de passar.

■ Para os fios crescerem mais rápido, é só passar na raiz a cada 20 dias e deixar por uma hora. Depois, lave tudo normalmente, com xampu e condicionador. A evolução varia de pessoa para pessoa!



Cílios de boneca

■ Se turbina os fios de cabelo, surte o mesmo efeito nos cílios! Pode aplicar nas pálpebras à noite, utilizando uma escovinha de máscara fina, em pequena quantidade. 

■ Sabe a máscara ou lápis que não sai de jeito nenhum? Tire com óleo embebido em algodão!

■ Cílios mais saudáveis possuem um crescimento acelerado. Então, depois desse tratamento, prepare-se para um visual digno dos postiços das atrizes de novela! 

■ Por conter vitamina E, fortalece os fios, principalmente quando agredidos pelo uso diário de rímel. 



Manicure perfeita

■ Para unhas fortes e compridas, aplique o óleo na cutícula antes de aplicar o esmalte. Massageie bem! 

■ É recomendado ficar dois dias sem esmalte antes de passar outra cor. Experimente aplicar o óleo nesse período antes de dormir. 



No resto do corpo

■ Com propriedades antibacterianas e antifúngicas, use como complemento no tratamento da pele com acne.

■ Coloque uma toalha aquecida por alguns minutos no rosto. Depois, passe o óleo e deixe agir por alguns minutos. Enxágue com um sabonete líquido. 

■ Também pode ser aplicado nos pés: melhora ressecamento e previne fungos. 

■ Por reter a umidade, auxilia na prevenção e tratamento das rugas e mantém a pele viçosa. 

■ Anti-inflamatório, pode ser usado em massagens e auxílio no alívio da dor.



Amigo versátil

“Faço umectação noturna: com os cabelos sujos, passo mecha por mecha, coloco uma touca e durmo. No dia seguinte, lavo só com condicionador e finalizo normalmente. Uso também nas hidratações. É só adicionar na máscara e deixar 30 minutos. Depois, enxaguar e passar condicionador. Às vezes, passo na raiz para acelerar o crescimento, fortalecer os fios e combater a queda. Enfim, é tudo de bom. O óleo de rícino é meu companheirinho!” 

Luciana Lima, 36 anos, artesã, de Jacobina (BA)