O movimento do pro-aging, que prega valorização da maturidade e do bem-estar, ganha destaque; conheça essa nova tendência que abraça o envelhecimento
Publicado em 14/08/2024, às 13h56 - Atualizado às 16h33
O cenário da beleza está passando por uma transformação significativa. Durante décadas, a indústria promoveu um discurso anti-envelhecimento, oferecendo produtos que prometiam eliminar rugas e marcas do tempo, sugerindo, assim, que o envelhecimento era algo a ser combatido. Mas agora a tendência é outra: o pro-aging. Conheça esse movimento que celebra a maturidade da pele!
Os estereótipos relacionados à idade estão perdendo força, principalmente no quesito beleza. Com a expectativa de vida aumentando — segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2030 uma em cada seis pessoas terá 60 anos ou mais —, cuidar da pele continua importante, mas o foco agora é sentir-se bem e, com isso, a tendência pro-aging, em tradução literal pró-idade, vem ganhando espaço.
Isso significa, como o nome sugere, uma abordagem positiva para o envelhecimento. Assim, em vez de lutar contra o envelhecimento, é priorizado a saúde geral da pele usando produtos que a mantenham saudável.
Historicamente, o medo de envelhecer começava cedo para muitas mulheres. De acordo com uma pesquisa da WGSN, as mulheres começam a sentir ansiedade em relação à idade aos 29 anos.
Para as que são da Geração X (também conhecida como "Geração Coca-Cola"), nascidas entre o início dos anos 1960 e o final dos anos 1970 ou início dos anos 1980, 74% delas são preocupadas com o envelhecimento. Esse medo reflete uma indústria obcecada pela juventude.
Porém, as mulheres estão agora rejeitando essas narrativas ultrapassadas e abraçando o movimento pro-aging. Ou seja, envelhecer com graça e dignidade se tronou um objetivo cada vez mais comum, celebrando a maturidade e os benefícios que vêm com a idade.
Não se trata, portanto, de abandonar os cuidados com a pele, mas sim de valorizá-los de maneira saudável e equilibrada. Dessa forma, o foco não está mais em se adequar aos padrões, os quais são muitas vezes irreais, mas sim apoiar o envelhecimento saudável da pele.
Bebês, jovens e adultos: entenda sobre acne em diferentes fases da vida
Os cuidados com a pele, isto é, o skincare como autocuidado ganha um novo significado no contexto do pro-aging. Com ele, cada uma pode escolher como lidar com os sinais do envelhecimento sem seguir regras rígidas e o processo se torna mais leve ao entender que a pele conta de cada uma conta uma história única.
Essa tendência acompanha outra: o envelhecimento da população. Nesse sentido, a OMS fornece dados animadores: até 2050, o número de pessoas com mais de 80 anos deve triplicar. Aliado ao pro-aging a proposta é gerenciar o envelhecimento.
Isso porque, como envelhecer não é uma doença, a ciência e, consequentemente, a indústria da beleza está repensando certos termos. Assim, em vez de tratamento ou pacientes, agora o objetivo é melhorar a qualidade e a função da pele.
O movimento pro-aging, dessa forma, está redefinindo a forma como o envelhecimento é visto. Isto é, ao invés de lutar contra ele, foca-se em aprender a valorizá-lo e cuidá-lo com ciência e equilíbrio. É um convite para abraçar todas as fases da vida com dignidade e autocuidado.
Leia também:
Descubra os cuidados para um envelhecimento da pele saudável
Maquiagem prejudica a pele? Veja cuidados básicos para evitar problemas
Como tratar o Bigode Chinês: dicas e tratamentos das famosas