AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Moda / PEÇA CORINGA

Cor, lavagem e modelagem: como escolher uma boa calça jeans?

O jeans é uma peça democrática, fundamental para qualquer guarda-roupa e prático de combinar; veja nosso guia para escolher uma boa calça jeans

Ana Mota
por Ana Mota

Publicado em 14/08/2024, às 14h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Guia completo: veja como escolher uma boa calça jeans - Reprodução/Pinterest
Guia completo: veja como escolher uma boa calça jeans - Reprodução/Pinterest

Se existe uma peça clássica, democrática e indispensável em qualquer guarda-roupa, essa peça com certeza é uma boa calça jeans. Dos looks mais básicos aos mais criativos, dos casuais aos mais despojados, o jeans pode compor os mais diversos estilos.

Sua versatilidade o torna um verdadeiro coringa, sempre podendo compor produções que vão do dia a dia a um evento mais especial. E é justamente essa combinação de simplicidade e sofisticação que mantém o jeans como uma escolha atemporal e indispensável.

De acordo com um levantamento feito pela Vicunha Têxtil em parceria com IEMI, Inteligência de Mercado, o jeans foi dado como a peça mais democrática do guarda-roupa para 87% dos brasileiros. Ainda segundo a pesquisa, o público feminino é responsável por 68% de todo o consumo no Brasil. Mas como usar a peça de forma intencional quando o assunto é valorizar a imagem pessoal? Você sabe como escolher uma boa calça jeans?

À Ana Maria, a neuroconsultora de imagem Daniele Sachetti deu dicas de como acertar na hora de escolher uma peça jeans. Veja a seguir!

A cartela de cor

Um dos pontos para prestar atenção na hora de escolher uma boa calça jeans é a cor. Daniele explica que, o jeans certo para sua cartela de cores e que vai te realçar, precisa estar alinhado com o seu tom de pele, tom de olhos e tom de cabelo. Dessa forma, para que o jeans deixe você mais bonita e mais elegante, você precisa considerar o tom escolhido na hora da compra.

“Pessoas que têm tonalidade de pele mais frias vão harmonizar com tons de jeans mais azulados, como azul escuro, e jeans tingido de cinza ou preto,” afirma a neuroconsultora de imagem. Para te ajudar na escolha, a especialista separou as dicas conforme o tipo de cartela de cores.

  • Cartela de inverno: dê preferência para os tons de azuis mais vivos, como um azul mais escuro, mais índigo;
  • Cartela de verão: dê preferência para tons mais cinzas e os azuis mais clarinhos, como aquele tom de jeans bem clarinho. Já se a pessoa tiver a pele quente, ela vai dar preferência para peças com fios de tons amarelados. Geralmente a gente consegue ver no verso do jeans se o tingimento tem pigmento mais amarelado;
  • Cartela de outono: pode dar preferência para aquele jeans que ele puxa mais para tonalidade de bege, ele é geralmente médio a escuro;
  • Cartela de primavera: pode escolher aquele tom de jeans mais aberto, ele é um azul mais aberto, mais vivo e mais claro também. Quem tem a cartela de primavera deve evitar usar cor escura.

"Lembrando que quanto mais escuro um jeans, mais seriedade traz no look, quanto mais claro o jeans, mais suavidade ele vai trazer para esse look. Então precisa se atentar para saber se isso harmoniza com a estratégia de imagem e identidade de cada pessoa", completa Daniele.

Coloração pessoal: veja tudo o que você precisa saber

O que levar em conta na hora de escolher uma boa calça jeans?

Além da cor, outros aspectos devem ser levados em conta na hora de escolher uma boa calça jeans, como modelagem, lavagem, abertura da perna e altura.

Na opinião de Daniele, o principal fator na escolha de um bom jeans é o tecido de algodão natural. "O jeans que é mais tradicional transmite um aspecto mais elegante, mais valorizado. Outra coisa que também transmite mais elegância é a ausência de muita lavagem. Sugiro evitar jeans destroyed, com aquele aspecto rasgado, muita lavagem e aplicações", diz.

Ela explica que uma lavagem única e suave ou um jeans sem lavagem sempre vai valorizar mais a imagem. "Sempre tem um pouquinho de lavagem para dar esse aspecto de jeans, mas ele parece que não teve lavagem pela uniformidade no tom. Esse é o mais elegante. Então, é uma dica para escolher uma boa calça jeans. Considerar também o tom da pessoa e o estilo para saber a modelagem que ela vai escolher."

Looks com blazer: aprenda a usar essa peça-chave do guarda-roupas

Denim, jeans, sarja ou brim? Qual a diferença entre eles?

É possível que você já tenha visto a palavra 'denim' por aí ou escutado alguém falar em 'calça de brim'. Mas, afinal, qual a diferença entre denim, jeans, sarja e brim?

Denim é o tecido do jeans. Não tem peça de denim e peça de jeans, afinal, o jeans é feito do denim. "Aquilo que a gente vê com aspecto de peça jeans é o tecido do denim, por isso que quando falam denim, ele envolve tudo desse tecido que tem esse entrelaçamento mais firme, e que causa esse aspecto do jeans. Já o jeans é a peça feita com esse tecido que é feito de algodão, ou seja, ele é natural", explica a neuroconsultora de imagem.

Atualmente, a indústria inclui algumas misturas sintéticas na composição para deixar esse jeans original mais elástico. Entretanto, isso faz o denim perder a originalidade. "Quando a gente fala de um denim, que é um jeans tradicional, ele não tem essa elasticidade exatamente porque ele é natural, são de fibras naturais de algodão. Quando ele começa a ganhar elasticidade, ele perde essa característica do jeans original, mas aí vai adequar a modelagem e o estilo", complementa Daniele.

Já a sarja e o brim são coisas diferentes. A sarja tem a base do tecido entrelaçado do denim, mas sem o aspecto de jeans. Ela permite que a peça seja mais elegante e já é tingida com cores como bege, caramelo e preto. 

Por sua vez, o brim é o tecido do jeans tingido, com cores mais vivas e mais fortes. "Ele pode ir para o vermelho e amarelo, por exemplo. Quando olhamos para aquela calça que parece jeans, mas tem uma cor vibrante, geralmente é no brim, que é menos tradicional, mas traz mais personalidade. Não é todo mundo que fica bem com esse tipo de calça, só quem segura um estilo, que comporta esse aspecto de mais casual com cor vibrante, como pessoas mais extrovertida, mais dinâmica", afirma a especialista.

Manual básico da alfaiataria feminina

Jeans em qualquer ocasião? Não é bem assim...

Por ser uma peça fundamental no guarda-roupas, há quem acredite que é possível usar o jeans em todas as ocasiões possíveis. Entretanto, segundo Daniele não é bem assim que funciona.

"Nenhuma dessas opções de tecidos que se enquadram nessas calças jeans podem ser formais. Mas se elas forem elegantes, elas podem se adequar ao estilo da pessoa, por ser uma peça muito versátil. Vai depender da composição do look. Por exemplo, um salto ou um sapato com uma camisa e o jeans vai deixar elegante", afirma.

Uma boa calça jeans combina com uma camisa torna o look mais elegante
Uma boa calça jeans combina com uma camisa torna o look mais elegante - Reprodução/Pinterest

Outro exemplo é a clássica combinação de jeans com tênis ou camiseta. São peças casuais que transmitem o estilo esportivo com um toque de jovialidade. Para fugir do esportivo, a recomendação é caprichar nos acessórios.

"Aposte num cinto e num sapato mais elegante e um blazer, por exemplo, porque aí ela já vai para um casual, não caindo para o esportivo e jovial", orienta Daniele.

Jeans com camiseta e tênis transmite jovialidade
Jeans com camiseta e tênis transmite jovialidade - Reprodução/Pinterest

Looks com tênis: saiba como usar no dia a dia sem perder a elegância

Jeans com jeans dá certo?

Você já deve ter visto looks que misturam duas peças de jeans, como em uma calça e uma camisa. Mas será que funciona? Daniele afirma que existem duas opções para combinar jeans com jeans.

  1. A mesma lavagem nas mesmas peças: isso dá a sensação de que o look é um conjunto, transmitindo modernidade;
  2. Mesma cartela: outra opção é usar peças que estejam na mesma cartela de cores. Ou seja, uma combinação harmônica de frio com frio ou quente com quente.

A neuroconsultora de imagem recomenda o uso de outras peças em jeans para além da calça. Entre elas estão a saia midi jeans, vestido, colete ou saia. Vale lembrar que o estilo e o formato do corpo devem ser levados em conta na hora de adquirir e montar looks.

É possível combinar jeans com jeans; veja ideias
É possível combinar jeans com jeans; veja ideias - Reprodução/Pinterest

Leia mais:

Jeans: veja dicas práticas para compor looks incríveis

O que são tendências de moda e como elas afetam o seu bolso?