Tratando câncer, Preta Gil precisou passar por cirurgia devido a cálculos renais; entenda o que são as pedras nos rins, as causas e como tratá-las!
Publicado em 09/11/2024, às 17h00
Preta Gil usou suas redes sociais para compartilhar com os fãs uma nova batalha em sua luta pela saúde. A cantora revelou que precisou passar por uma cirurgia após ser diagnosticada com cálculos renais, conhecidos popularmente como pedras nos rins. Saiba mais sobre esse quadro!
Ela explicou que a condição causou a obstrução do seu cateter, necessitando da troca de um dispositivo médico importante para o seu tratamento. “Amores, ontem senti dores na pelve e na lateral direita da barriga, fiz exames e descobri que estava com cálculos renais, o que ocasionou a obstrução do meu cateter. E hoje precisei passar por uma cirurgia para fazer a troca do meu Duplo J. Estou bem, sendo bem assistida pelos meus médicos e me recuperando no hospital. Tenho alta na segunda-feira. Obrigada por todas as orações e mensagens diárias. Amo vocês”, escreveu Preta, tranquilizando os fãs.
Veja o relato na íntegra:
Beijocas pra vocês nessa sexta abençoada!!!
— Preta Gil (@PretaGil) November 8, 2024
Amores, ontem senti dores na pelve e na lateral direita da barriga, fiz exames e descobri que estava com cálculos renais, o que ocasionou a obstrução do meu cateter. E hoje precisei passar por uma cirurgia para fazer a troca do meu… pic.twitter.com/AvoZAlEsnc
Mas, afinal, o que são os cálculos renais e como eles afetam nosso corpo? Esses cálculos são formados quando cristais presentes na urina se acumulam e endurecem, criando pedras que podem ficar localizadas nos rins ou nas vias urinárias.
Em muitos casos, essas pedras podem causar dor intensa e dificuldades para urinar, como foi o caso de Preta. Veja a seguir as principais características dos cálculos renais.
Causas e sintomas dos cálculos renais
Existem várias causas para o desenvolvimento de cálculos renais, incluindo fatores genéticos, falta de ingestão de líquidos, sedentarismo e até mesmo uma dieta desequilibrada, rica em proteínas e sal. Além disso, o clima quente e a exposição ao calor, como em ambientes de trabalho com ar condicionado, podem aumentar o risco de formação das pedras.
Os sintomas dos cálculos renais variam de pessoa para pessoa. Alguns podem não sentir nada, enquanto outros enfrentam dores muito fortes. A dor, normalmente, começa nas costas e pode irradiar para o abdômen e virilha, surgindo em cólicas intensas, seguidas de alívio temporário. Outros sintomas incluem náuseas, sangue na urina e infecções urinárias.
Se não tratadas, as pedras podem precisar de intervenções mais complexas. O tratamento pode ser clínico, com o uso de medicamentos para controle da dor e para auxiliar na eliminação da pedra, ou então procedimentos como litotripsia, que usa ondas de choque para fragmentar o cálculo, facilitando sua eliminação, ou até mesmo uma cirurgia endoscópica para remover as pedras.
Como prevenir os cálculos renais?
A boa notícia é que a prevenção dos cálculos renais está principalmente nas nossas mãos. A ingestão de líquidos, especialmente água e sucos naturais (como os cítricos), é fundamental para evitar a formação de pedras. Além disso, a prática de atividades físicas regulares, a redução do consumo de sal e de proteínas animais e o controle do peso podem reduzir o risco de desenvolver esses cálculos.
Se você apresentar sinais como dores intensas nas costas ou abdômen e até mesmo sangue na urina, é importante procurar orientação médica o quanto antes. A detecção precoce e o tratamento adequado podem evitar complicações graves.
Além dos desafios com os cálculos renais, Preta Gil tem enfrentado uma grande batalha contra o câncer. Em agosto deste ano, a cantora compartilhou com seus fãs que precisaria retomar seu tratamento contra a doença, que se espalhou para diferentes partes do corpo. Ela foi diagnosticada com câncer no intestino, com metástases nos linfonodos, peritônio e ureter.
Em 16 de agosto, Preta passou por uma cirurgia no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para remoção do tumor e também do útero. A cantora segue sua jornada com coragem e resiliência, sendo acompanhada por uma equipe médica que cuida de todos os detalhes de sua saúde.
Leia também:
Por que o câncer de Preta Gil se espalhou para quatro novos locais do corpo? Entenda
Veja como a dieta vegana ajuda a proteger os rins
Pedras nos rins: 5 mitos muito comuns sobre a doença; entenda cada um deles