AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / EM INVESTIGAÇÃO

Doença da vaca louca: cidade mineira registra suspeita

Em Caratinga (MG), um paciente está sob suspeita de ter contraído a doença da vaca louca; caso está sob análise laboratorial

Da redação Publicado em 12/11/2024, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Paciente de Caratinga, em Minas Gerais, está sob suspeita de ter contraído doença da vaca louca - Unsplash
Paciente de Caratinga, em Minas Gerais, está sob suspeita de ter contraído doença da vaca louca - Unsplash

Um possível caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), popularmente conhecida como 'doença da vaca louca', está sob investigação na cidade de Caratinga, em Minas Gerais. O paciente afetado encontra-se atualmente sob cuidados no Casu Hospital Irmã Denise. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), através da Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, confirmou a suspeita e está monitorando a situação.

A SES-MG informou que amostras foram coletadas do paciente e enviadas para análise na Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte. Até o momento, não há confirmação oficial de casos da 'doença da vaca louca' no estado. As autoridades de saúde estão em alerta, prontas para realizar diagnósticos diferenciais e oferecer assistência adequada ao paciente.

Detalhes sobre o paciente, como idade e gênero, bem como o início dos sintomas, não foram divulgados.

SIntomas da doença da vaca louca

Os sintomas associados à doença da vaca louca incluem agitação motora, irritabilidade, alucinações, perda de memória, psicose, ansiedade, depressão e sensações anormais no corpo.

A EEB é uma enfermidade degenerativa fatal que afeta o sistema nervoso central dos bovinos e pode ser transmitida aos seres humanos através do consumo de carne contaminada. Além de bois e vacas, a doença também acomete búfalos, ovelhas e cabras. O diagnóstico definitivo em bovinos só pode ser feito após morte, mediante análise do tecido cerebral.

No Brasil, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) destaca que, em mais de duas décadas de monitoramento, o país nunca registrou a forma clássica da doença, que ocorre quando o animal é contaminado por meio da alimentação. As investigações continuam para garantir a segurança alimentar e a saúde pública.

No fim dos anos 1990, a Grã-Bretanha passou por um surto de casos da doença da vaca louca em humanos. Tal acontecimento provocou a suspensão do consumo de carne bovina no país por vários meses.  

Leia mais:

Pará confirma caso de vaca louca no interior do estado

Leve e saudável: os verdadeiros benefícios da carne suína