No TikTok, esse fenômeno é conhecido pela hashtag #Sephora Kids e tem gerado um intenso debate na rede social
Publicado em 18/02/2024, às 10h00
Lojas de cosméticos e cuidados com a pele têm sido inundadas pela geração Alpha, nada menos do que meninas de nove a 12 anos fascinadas por produtos de beleza. No TikTok, esse fenômeno é conhecido pela hashtag #SephoraKids e tem gerado um intenso debate na rede social.
Além de bagunçar prateleiras e esgotar produtos, dados da Gallup, empresa de pesquisa de opinião dos Estados Unidos (EUA), indicam que a maioria passa quase cinco horas por dia assistindo a vídeos do estilo 'Get Ready With Me' (arrume-se comigo, em português) e do universo #skincareroutine. A última conta com mais de 4 milhões de clipes, com recomendações de influenciadores sobre cuidados com a pele.
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Esse tema abriu um debate e uma pergunta: Por que jovens estão obcecados em cremes, corretivos para olheiras, séruns e produtos antienvelhecimento?
Segundo Mariana Carreón, diretora de pesquisa cultural e estratégia, as crianças são influenciadas por fatores sociais, como imagens idealizadas de beleza na internet. Carreón ainda firma que elas têm comportamentos de consumo semelhantes à Geração Z e consomem conteúdos de influenciadores mais velhos, que já se preocupam com cuidados pessoais.
Por outro lado, o mercado de beleza da América Latina é estimado em 39 bilhões de dólares americanos. Por isso, várias das maiores multinacionais encontraram uma oportunidade significativa de negócios nos países latinos. Entretanto, a especialista também as responsabiliza e diz que seu papel, na verdade, deveria criar uma imagem corporal positiva e promover a aceitação da diversidade.
"Destacar mensagens como que as fórmulas dos produtos não contêm corantes, nem fragrâncias sintéticas, e destacar o uso de ingredientes mais naturais, são algumas das referências que podem ser enfatizadas em comunicados para a imprensa, com influenciadores ou conteúdos em redes sociais", comenta.
Nesse sentido, a diretora diz que, mais do que apontar culpados, os especialistas em marketing devem focar a conversa nos ingredientes, na naturalidade de suas fórmulas e na capacidade de atender às necessidades de um novo mercado, com uma mensagem direcionada às famílias que protegem a pele dos menores de idade.
Mariana conclui que as marcas de beleza e cuidados com a pele precisam ter uma equipe especializada em experiência para comunicar essas mensagens-chave. Principalmente, em momentos em que a conversa está tão marcada para esse setor.