Imagine dizer adeus às dores musculares, à fadiga incômoda, ao inchaço e até às cólicas menstruais. Essa foi a aposta da Relaxmedic com o produto eletroestimulador Fisio Tens. Trata-se de um dispositivo eletrônico, em formato conhecido como borboleta, que, por meio da estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS), visa aliviar a dor periférica por meio de impulsos não dolorosos ao longo da pele.
Com certificação da ANVISA, o produto promete combater a dor sem uso de medicamentos. O eletroestimulador portátil tem 15 níveis de intensidade e dois tipos de função (TENS e PMS) e pode ser utilizado em diferentes partes do corpo, bastando posicionar o aparelho na região desejada, ligar e relaxar enquanto espera que ele aja.
Mas, afinal, de que forma o Fisio Tens combate a dor? O produto tem uma tecnologia que age direto no foco do incômodo, emitindo estímulos elétricos que bloqueiam as mensagens enviadas para o cérebro. É importante mencionar que se trata de um método não invasivo, não tóxico, que não causa dependência física ou psicológica e não apresenta efeitos colaterais.
O QUE A ‘ANAMARIA TESTA’ ACHOU?
Testado por AnaMaria, a conclusão sobre o eletroestimulador é bem animadora. Para começar, vou destacar os pontos positivos do produto da Relaxmedic. Por se tratar de um dispositivo pequeno, sem fio, com entrada USB e bateria recarregável, o Fisio Tens é ótimo para ser transportado e usado em qualquer local.
Outro ponto positivo é que o estimulador tem dois modos para transmitir a corrente elétrica até a área muscular, sendo mais que um simples dispositivo para alívio da dor. Entenda:
- Modo 1: usa a tecnologia de estimulação muscular elétrica (PMS). Ao ligar, ele vai estar automaticamente na função PMS, que é voltada para o fortalecimento muscular;
- Modo 2: usa a Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea (TENS), trazendo melhora e facilidade no desempenho muscular ou alívio temporário da dor. Para mudar de função, basta apertar o botão M.
O Fisio Tens vem com um manual de instruções bem fácil de entender e é um dispositivo bem intuitivo, sendo fácil de manusear, o que considero um ponto muito positivo. Além disso, por contar com 15 opções de intensidade, pode agradar a maioria das pessoas, já que cada indivíduo possui um grau de resistência diferente.
No meu caso, testei o produto para aliviar a dor advinda de uma pequena lesão muscular na parte superior da coxa, mais precisamente no reto femoral. Me machuquei praticando futebol e, no dia seguinte à lesão, comecei a testar o Fisio Tens na área afetada.
Utilizei o produto em três sessões no modo 2 (TENS) em intensidade 4 ou 5, em dias diferentes, e o resultado me surpreendeu. Antes do uso, estava com um incômodo até para manter a coxa elevada, sem o pé no chão, por exemplo. Depois de usar o dispositivo, percebi uma redução significativa da dor e, ao longo dos dias, já não estava mais sentindo nada.
Vale mencionar que em cada sessão deixei o dispositivo agir por 25 minutos, que é o tempo que o produto desliga automaticamente. No entanto, de acordo com a marca, você pode ligá-lo novamente, se ainda estiver confortável. Caso não esteja confortável é melhor encerrar o tratamento, pois é sinal de que o mesmo não está mais trazendo benefícios ao corpo.
Eu optei por usar uma vez ao dia, mas a Relaxmedic informa que não há um limite, ou seja, você pode usar quantas vezes achar necessário, enquanto estiver confortável. E essa é uma informação importante, pois, apesar de não existir uma intensidade ideal, já que cada um suporta um nível de estímulo em cada região do corpo, recomenda-se que o produto seja utilizado em uma intensidade agradável, e o mesmo vale para o tempo de uso.
Vale mencionar também que o dispositivo já vem com um pad autocolante (gel) que pode ser usado em torno de 30 vezes. Quanto mais limpa a pele, mais a duração do gel é prolongada. Então, o ideal é limpar o local em que o dispositivo será usado antes de colocá-lo. A Relaxmedic também vende o gel de reposição separadamente, você pode comprá-lo clicando aqui.
CONTRAINDICAÇÕES DO FISIO TENS
- Em pacientes que tenham marca-passo cardíaco, desfibrilador implantado ou outro dispositivo metálico ou eletrônico implantado, porque os estímulos elétricos podem interferir no funcionamento dos dispositivos;
- Não pode ser utilizado simultaneamente com equipamentos cirúrgicos de alta frequência;
- Em quadros de apendicites, gastralgias (dor de estômago), hepatite etc;
- Em grávidas, principalmente no primeiro trimestre;
- Em crianças ou pessoas incapazes de expressar sua própria consciência, ou hipersensíveis, pois pode machucar;
- No caso de cólicas não menstruais;
- Não deve ser utilizado perto do coração, no tórax, na parte superior das costas, na cabeça, ao redor da boca, na testa, sobre as mamas, e próximo às vias aéreas, de lesões cancerígenas ou na pele doente (infecções, feridas abertas, erupções cutâneas, flebite, tromboflebite, varizes, áreas inchadas ou vermelhas);
- Nas mucosas;
- Em qualquer caso não diagnosticado anteriormente por um médico.
VALE A PENA?
Já que o principal objetivo do produto — alívio das dores — foi atingido, considero que o Fisio Tens vale a pena. O dispositivo pode ser um grande aliado das pessoas que praticam esportes e daquelas que sofrem com dores agudas ou crônicas.
Isso porque, utilizando uma corrente elétrica de baixo nível para estimular as fibras nervosas responsáveis pela sensação de dor, o aparelho tem efeito vasodilatador, ativando a circulação sanguínea, e ajuda na recuperação muscular e na melhora do desempenho muscular, diminuindo as contraturas musculares e fortalecendo os músculos.
QUANTO CUSTA?
O Fisio Tens pode ser adquirido no site da Relaxmedic por R$ 135,62 (preço consultado em 21/03/24, podendo sofrer alterações).
COMPRADO OU RECEBIDO PELO ‘ANAMARIA TESTA’? Recebido.
LEIA MAIS
Vale a pena ter uma escova secadora? Veja o que você precisa saber antes de comprar a sua
Testamos a Airfryer mais moderna do mercado e te contamos tudo