AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Comportamento / vai acabar

Fim dos filtros do Instagram: entenda o que muda com a atualização

Com o fim dos filtros do Instagram, criadores de conteúdo terão que adaptar suas estratégias para continuar engajando o público; entenda

Da Redação Publicado em 02/09/2024, às 19h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fim dos filtros do Instagram: entenda o que muda com a atualização - Imagem │Unsplash
Fim dos filtros do Instagram: entenda o que muda com a atualização - Imagem │Unsplash

A partir de 14 de janeiro de 2025, uma das redes sociais mais populares do mundo vai passar por uma grande mudança: o fim dos filtros do Instagram criados por terceiros. Ou seja, aqueles efeitos divertidos e únicos que muitos adoram usar nos Stories não estarão mais disponíveis. A partir dessa data, apenas os filtros desenvolvidos pela própria Meta, a empresa responsável pelo Instagram, continuarão disponíveis.

A Meta anunciou que vai descontinuar o Meta Spark, a ferramenta que permitia a criação desses filtros por terceiros. Essa novidade pode pegar muitos de surpresa, especialmente os criadores de conteúdo que utilizavam esses filtros do Instagram para deixar suas postagens mais chamativas e atrair mais seguidores. Marcas que investiam em campanhas digitais usando esses filtros personalizados também vão sentir o impacto dessa mudança.

Fim dos filtros do Instagram: entenda o que muda com a atualização
Unsplash│Fim dos filtros do Instagram: entenda o que muda com a atualização

O que muda com o fim dos filtros do Instagram?

Com o encerramento do Meta Spark, a partir de janeiro de 2025, todos os filtros do Instagram personalizados criados por terceiros vão desaparecer da plataforma. Isso significa que, se você gosta de usar aqueles efeitos exclusivos, vai precisar se acostumar com a ideia de que apenas os filtros oficiais da Meta estarão disponíveis para usar nos seus Stories. Para os criadores de conteúdo e empreendedores digitais, essa é uma oportunidade para explorar novas formas de engajamento. 

De acordo com a Meta, essa mudança faz parte de uma reestruturação estratégica que visa concentrar esforços em produtos que possam atender melhor às necessidades futuras dos usuários e empresas. Embora isso possa trazer novos desafios para quem dependia dessa ferramenta, é também um momento para se reinventar e buscar novas oportunidades.

Leia também: 

Desconectar para reconectar: como o detox digital pode fortalecer suas relações pessoais

Menos de 10 minutos no TikTok bastam para as mulheres terem alguma distorção corporal; entenda

Como os filtros do Instagram afetam o modo que você vê seu próprio rosto?