AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas / VIROU POLÊMICA!

Jaguar muda logotipo e campanha gera polêmica e memes nas redes; veja o antes e depois

O processo de reposicionamento de marca da Jaguar viralizou com a nova campanha , mas com uma chuva de críticas nas redes sociais

Guilherme Giagio
por Guilherme Giagio

Publicado em 22/11/2024, às 12h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Até Elon Musk, dono da Tesla, entrou na onda de críticas à marca. - Foto: Divulgação/Jaguar
Até Elon Musk, dono da Tesla, entrou na onda de críticas à marca. - Foto: Divulgação/Jaguar

O time de empresas que decidiu passar por uma mudança significativa de identidade ganhou um reforço: a Jaguar. A tradicional fabricante britânica de veículos de luxo surpreendeu ao anunciar a atualização de seu logotipo, nesta semana, descartando o famoso felino.

O novo emblema busca marcar um período de transição para a montadora, além de compor o plano de passar a ser totalmente elétrica. O processo de reposicionamento, conhecido na área de marketing como 'rebranding', veio a pedido de Sir William Lyons, o fundador da Jaguar.

Na nova identidade visual, o animal símbolo dos carros da marca desde 1950 sai — assim como a antiga tipografia. No lugar, entram letras mais arredondadas, escritas em caixa baixa e com maior espaçamento entre elas. A alteração gera sensação de minimalismo. Veja a campanha da Jaguar a seguir:

“Esta é uma reinvenção que resgata a essência da Jaguar, retornando aos valores que outrora a tornaram tão amada, mas tornando-a relevante para o público contemporâneo”, comentou Gerry McGovern, diretor de design da Jaguar. O CEO Rawdon Glover acrescentou: “Este é um recomeço completo. A Jaguar foi transformada para resgatar sua originalidade e inspirar uma nova geração”.

Agora, os amantes do felino terão que se contentar com a presença dele apenas no toque final ou no acabamento, que é onde ficarão, segundo a empresa. A Jaguar vai exibir as demais mudanças da nova identidade visual na próxima edição do Miami Art Week, em 2 de dezembro.

Repercussão negativa da campanha da Jaguar

O anúncio das novidades veio com uma campanha no estilo moderna: muitas cores, diferentes pessoas e com roupas chamativas. Frases de efeito como 'quebre os moldes' e 'exclua o comum' também ganharam destaque. Além do 'Copy Nothing' (não copie nada), que segue a filosofia do fundador da empresa, defensor da ideia de que um Jaguar não deve ser cópia de nada.

No entanto, o investimento feito pela montadora no marketing não parece ter dado retorno. O anúncio do rebranding foi publicado nas redes sociais e gerou diversas críticas. Alguns entusiastas da marcam defenderam que a volta aos tempos de glória da Jaguar deveria ser com carros a combustão, equipados com motores V8, e não a adesão aos elétricos. 

Até mesmo Elon Musk entrou na onda de críticas à Jaguar. O bilionário, que é dono da Tesla, empresa especializada em carros elétricos, ironizou o anúncio: "Vocês vendem carros?". A marca respondeu: "Sim. Gostaríamos de o mostrar. Junte-se a nós para uma chávena de chá em Miami, a 2 de dezembro?".

Veja outras críticas à campanha da Jaguar:

E você, o que achou da nova logo da montadora britânica?