Aos 38 anos, a modelo Kristina Joksimovic foi assassinada pelo marido, Thomas, que triturou o corpo da finalista do Miss Suíça 2008
Publicado em 13/09/2024, às 12h30
Kristina Joksimovic, finalista do Miss Suíça 2008, foi assassinada, desmembrada e triturada em um liquidificador. O marido da vítima, Thomas, confessou o crime brutal. Os restos mortais da modelo de 38 anos foram achados em fevereiro, em uma comuna próxima a Basiléia, na Suíça.
Em depoimento, o assassino afirmou ter agido em legítima defesa, apontando que a esposa avançou em sua direção com uma faca. As autoridades não encontraram evidências para a hipótese. A justificativa para o desmembramento foi a de que ele "entrou em pânico".
Na última quarta-feira (11), o Tribunal Federal em Lausanne rejeitou o recurso de liberação da custódia, apresentado pela acusado do assassinato de Kristina Joksimovic. A vítima e o assassino eram casados desde 2017 e são pais de duas filhas. Em agosto de 2023, ela havia se declarado à famílía nas redes sociais: "Meu mundo", disse, ao publicar uma foto dos quatro.
Ver essa foto no Instagram
Os restos mortais da Miss Suíça foram achados por uma terceira pessoa, não identificada publicamente, na casa onde a família vivia, em Binningen, uma comuna próxima à cidade de Basileia, em 13 de fevereiro, um dia após a morte.
A investigação aponta que a Miss Suíça foi estrangulada até a morte, desmembrada na lavanderia com uma serra de vaivém e tesoura de jardim. Depois disso, várias partes do corpo foram trituradas em um liquidificador e "dissolvidas em um produto químico”.
No relatório policial local, a "falta de empatia e sangue-frio após matar sua esposa" e "traços sádicos-sociopatas" do assassino de Kristina Joksimovic são destacados. Ainda segundo as autoridades, o homem possui traços concretos de “doença mental”.
De acordo com relatos publicados no jornal britânico Daily Mail, uma pessoa afirmou que o casal estava "em crise há meses". A polícia já teria sido chamada por relatos de violência física entre eles. Outro disse que "eles pareciam a família perfeita".
Christa Rigozzi, coroada Miss Suíça em 2006 e amiga próxima de Kristina Joksimovic, lamentou a morte cruel: “É terrível. Estou realmente chocado. Estou pensando nas duas filhas dela. Ela era uma mulher tão linda e de bom coração", disse ao veículo suíço BZ Basel.
Joksimovic venceu o concurso Miss Noroeste da Suíça em 2007 e foi finalista do Miss Suíça em 2008. Ela passou a atuar como coach de passarela e foi mentora de diversas modelos. Em novembro de 2023, a veterana publicou aulas para Lorena Santen, que disputou o Miss Universo representando o país.
Ver essa foto no Instagram