Atriz morreu aos 83 anos nesta segunda-feira (7)
Aracy Balabanianmorreu nesta segunda-feira (7), aos 83 anos, mas deixou sua marca na história da televisão brasileira. Com um currículo diversificado, a atriz foi o humor ao drama em seus mais variados personagens. Relembre a seguir a carreira da artista.
Filha de imigrantes armênios e nascida em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Aracy se reconheceu como atriz aos 12 anos de idadem quando foi assistir à uma peça de Carlo Goldoni. Na época, ela já morava na cidade de São Paulo com a família.
Apesar de não ter o apoio do pai, Aracy conseguiu driblar a resistência em casa. Tanto que, aos 14 anos, ela fez um teste para o Teatro Paulista do Estudante e conseguiu atuar na peça 'Almanjarra', de Arthur Azevedo. Pelo trabalho, ela ganhou dois elogios importantes de críticicos de arte.
Mais tarde, aos 18, a jovem foi aprovada para entrar na Escola de Arte Dramática de São Paulo e na de Ciências Sociais da Universidade de São Paulo, a USP. Ela, no entanto, deixou a faculdade no último ano para se dedicar inteiramente ao teatro.
Em 1973, Aracy ganhou um dos papéis mais importantes de sua carreira: a Gabriela, do programa infantil 'Vila Sésamo'. Depois, em 1989, ficou dois anos na TV Manchete e voltou para a Globo em 1989 para a novela 'Que Rei Sou Eu?'.
Já em 1990, ela conquistou o público com Dona Armênia de 'Rainha da Sucata'. O sucesso lhe rendeu também uma oportunidade no elenco de 'Deus nos Acuda' dois anos depois. Em 1995, ela interpretou a manipuladora Filomena em 'A Próxima Vítima', personagem pelo qual foi premiada pela Associação Paulista de Críticos de Arte como Melhor Atriz.
Mas, não restam dúvidas de que o papel mais icônico de Aracy Balabanian foi a Cassandra da série 'Sai de Baixo', em 1996. “Eu me vi fazendo uma coisa que é o sonho de todo ator: teatro e televisão, ao mesmo tempo. Só que era um espetáculo ensaiado em uma tarde”, contou ela ao Memória Globo.
O programa era gravado em um teatro lotado à tarde e exibido à noite na televisão. Ao todo, foram seis temporadadas de muito sucesso. A atriz esteve em todas. O improviso e o riso, no entanto, quase fez a atriz desistir do projeto.
“Marisa Orth e eu fomos as primeiras a chegar para o Daniel Filho e dizer: ‘Não vai dar, tira a gente’. Mas eu acho que nós fomos ficando sem-vergonhas e descobrimos que o público gostava mesmo era de nos ver errar. Quando passou esse susto de ‘não podemos errar’, a gente se divertiu muito”, lembrou.
Após o sucesso de 'Sai de Baixo', Aracy integrou o elenco de algumas novelas. Ela esteve em 'Da Cor do Pecado', 'Passione', 'Cheias de Charme', no remake de 'Saramandaia', 'Geração Brasil', 'Sol Nascente', 'Pega Pega' e 'Malhação - Vidas Brasileiras'.
Sua aparição mais recente na televisão foi em 'Juntos a Magia Acontece', especial de final de ano da Globo, em 2019, em que interpretou Dona Rosa.
Aracy morreu aos 83 anos vítima de um câncer de pulmão, que foi diagnosticado no final de 2022. A atriz não deixa filhos.