Faustão foi submetido ao transplante de coração no último final de semana
Publicado em 31/08/2023, às 12h01 - Atualizado às 18h43
A cirurgia de transplante de coração da qualFaustão foi submetido reacendeu o debate em torno da doação de órgãos no Brasil. A suspeita de que o apresentador pudesse ter sido favorecido na fila do SUS ganhou força e o apoio de Cynthia Benini após uma suposta rapidez na operação.
Tudo começou quando Carolina Marcelino, jornalista da área de saúde da CNN, publicou um vídeo para desmentir a teoria e esclarecer os critérios para definir os casos prioritários. Ela ainda reforçou na legenda da publicação: "Não existe venda de órgãos no Brasil. Não espalhe fake news".
A ex-apresentadora do SBT, por sua vez, optou por ignorar o vídeo informativo da profissional da área e usou os comentários da postagem para insinuar que Fausto Silva teria furado a fila: "Que sorte ele teve de ter peso altura e tipo sanguíneo compatíveis, né?! Nada esclarecido".
Carolina respondeu e reforçou a eficiência dos requisitos pré-estabelecidos para os receptores de órgãos: "Eu acredito na conduta do SUS. Participei de reportagens e apurei a fundo a seriedade do transplante de órgãos no Brasil. Não há um único caso de paciente privilegiado".
O esclarecimento não foi suficiente para a ex-âncora dos noticiários da emissora de Silvio Santos, que seguiu duvidando dos trâmites que envolveram cirurgia de Faustão: "A doação de órgãos no Brasil cresceu 400% enquanto ele estava na fila. O que faz as pessoas repensarem sobre a credibilidade na doação de órgãos no Brasil é, justamente, casos como esse. A insatisfação não é com o seu conteúdo. É com a situação".
Ver essa foto no Instagram
Luciana Cardoso, esposa de Faustão, voltou a falar sobre o quadro médico do apresentador. O veterano foi submetido a uma cirurgia de transplante de coração no último domingo (27). A operação foi "um sucesso", como informado pela equipe médica responsável.
A mulher usou suas redes, já nesta segunda-feira (28), para esclarecer as circustâncias da intervenção, que foi alvo de polêmicas por conta da suposta rapidez de todo o processo. A inclusão do apresentador na fila de futuros receptores só foi anunciada no último dia 20, mas já havia sido concretizada antes.
Veja mais aqui.