Em podcast, Ana Maria Braga falou sobre envelhecimento depois de ser diagnosticada com câncer quatro vezes
Publicado em 08/04/2024, às 11h25
A apresentadora Ana Maria Braga refletiu sobre envelhecimento e contou como a luta contra o câncer, após ser diagnosticada quatro vezes com a doença, mudou sua forma de enxergar o mundo.
Para a comandante do 'Mais Você', o impacto reflete em seu dia a dia. "Quando entro no estúdio, me digo assim: 'Hoje pode ser o último dia que faço esse programa'. Quando você tem certeza da finitude e é real, tem quase data para morrer, e supera isso, muda não só fisicamente, tem uma chavinha que diz: 'É tão bom estar aqui'", disse em bate-papo no podcast 'Bom Dia, Obvious'.
Aos 75 anos, completados no último dia 1º de abril, Ana Maria não se intimida com o envelhecimento. "O que mudou em mim? Envelheci, graças a Deus. É se aceitar [...] e não se amargurar com isso. Não tenho vergonha das minhas rugas, gosto muito delas. Estou mais alerta e aprendendo a aceitar o que a idade me dá. Não ter vergonha de ser feliz. Nunca", afirmou.
Exemplo de superação, Ana Maria Braga lutou contra o câncer em diversas ocasiões. Ela foi diagnosticada pela primeira vez em 1991 e enfrentou várias recorrências desde então.
Em 2001 a apresentadora enfrentou um câncer de carcinoma epidermóide anal, descoberto por ela em estágio avançado e decorrente do vírus HPV. Até 2015, comandante do matinal da TV Globo foi diagnosticada com a doença na pele, no reto e no pulmão.
Anos depois, em 2022, ela lutou novamente contra o câncer no pulmão. Ana Maria se tornou uma inspiração para muitos que enfrentam desafios semelhantes e a apresentadora faz questão de conscientizar sobre a doença.
Em entrevista ao 'Fantástico' no último dia 31 de março, Ana Maria aproveitou para fazer um alerta sobre a vacinação contra o HPV, que desde 2014 é distribuída gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, mas, devido a desinformação, em uma baixa adesão pela população. "Se você tiver filhos menores, você vai estar protegendo pelo resto da vida essa pessoinha que você ama. Tem a vacina agora. Isso é uma coisa magnífica, é ouro puro", afirmou.