Ziraldo deixou um grande legado para a cultura brasileira; veja as principais contribuições do escritor e cartunista
O Brasil perdeu um de seus grandes ícones culturais, o cartunista e escritor Ziraldo, aos 91 anos de idade, no último sábado (6). O artista deixa para trás um legado extraordinário, marcado por sua contribuição para a literatura infantil, que continua a inspirar gerações de brasileiros.
A seguir, AnaMaria relembra alguns dos principais sucessos de Ziraldo. Muito além de 'O Menino Maluquinho', veja obras que cativaram e encantaram públicos de todas as idades ao longo da carreira do escritor:
Publicado em 1980, este livro se tornou um marco na literatura infantojuvenil brasileira e a principal obra de Ziraldo. Contando as aventuras do Menino Maluquinho, que tinha como marca registrada uma panela na cabeça, o escritor conquistou o coração de milhões de crianças e adultos, transmitindo mensagens de amizade, diversão e criatividade.
Lançada pela primeira vez em 1960, a série apresenta um universo mágico povoado por seres encantados e personagens cativantes, inspirados no folclore brasileiro. No centro da história está o Pererê, um saci travesso e carismático que vive nas matas brasileiras e protagoniza inúmeras aventuras ao lado de seus amigos.
Publicado pela primeira vez em 1969, o livro conta a história de uma cor solitária e incompreendida chamada Flicts. Enquanto todas as outras cores têm sua importância e são facilmente identificáveis, ela é única e diferente, sendo sempre ignorada e rejeitada pelas demais. A obra ensina importantes lições sobre autoaceitação, empatia e igualdade.
Publicado pela primeira vez em 1982, o livro conta a história de um menino que encontra um estranho ser dentro de uma maçã. Na trama, o protagonista, ao morder uma maçã, descobre que dentro dela há um pequeno ser, o "Bichinho da Maçã". Este ser, apesar de pequeno, é cheio de sabedoria e conhecimento, e passa a ensinar ao menino valiosas lições sobre a vida, o mundo e o amor.
Publicado pela primeira vez em 1986, o livro conta a história de um menino que, ao nascer, surpreende a todos por sua cor de pele diferente. Na trama, o protagonista é um menino nascido com a pele marrom, em contraste com a pele clara de seus pais e irmãos. Ao longo da história, o Menino Marrom enfrenta desafios e preconceitos, mas também encontra apoio e amizade em pessoas que o aceitam como ele é. Com sensibilidade e delicadeza, Ziraldo aborda questões de identidade, diversidade e aceitação, transmitindo importantes valores de respeito e tolerância.