Cantora ocupa o quinto na lista de maiores audiências em apresentações gratuitas; saiba quem são os outros artistas do ranking
Publicado em 06/05/2024, às 12h54
O show de Madonna em Copacabana, na noite do último sábado (4), entrou para a história. A cantora fez a maior apresentação de seus 40 anos de carreira e ainda tornou-se a maior artista solo feminina a entrar para a lista de maiores públicos já registrados.
O encerramento da 'The Celebration Tour', que comemora os 40 anos de carreira da cantora, reuniu 1,6 milhão de pessoas na areia da praia de Copacabana, de acordo com dados da Riotur. Essa é sua maior apresentação. O recorde até então era de 130 mil na França, em 1987.
O número fez Madonna ocupar o quinto lugar na lista de maiores públicos registrados em shows gratuitos, sendo ainda a primeira mulher.
Ver essa foto no Instagram
Dados prévios mostram que a TV Globo - única emissora a transmitir o show - teve a maior audiência dos últimos seis anos para a faixa das 21h em um sábado.
Apesar de o recorde de maior público da história não ser o show de Madonna, ele ainda pertence à praia de Copacabana. Segundo o Guiness Book, 4,2 milhões de pessoas assistiram ao show de Rod Stewart na Virada de 1995.
Mas, o próprio livro dos recordes tem uma ressalva: esse número inclui pessoas que estavam na praia apenas para ver os fogos de artifício durante o Ano Novo. Ou seja, possivelmente nem todas estavam lá por causa de Rod Stewart.
O segundo lugar, por sua vez, fica para o francês Jean-Michel Jarre com 3,5 milhões de pessoas reunidas em um show aberto de música eletrônica na Rússia, em 1997.
O brasileiro Jorge Ben Jor está no terceiro lugar da lista. Ele se apresentou na Virada de 1994, também em Copacabana, e reuniu 3 milhões de pessoas. Vale lembrar que parte do público pode ter ido à praia somente para ver a queima de fogos.
O quarto lugar também é de Jean-Michel Jarre. Ele fez uma apresentação pública, em Paris, em 1990. O evento contabilizou 2,5 milhões de pessoas.
O show de Madonna em Copacabana divide o quinto lugar com o festival Monsters of Rock. Em 1991, o evento gratuito reuniu 1,6 milhões de pessoas em Moscow, na Rússia. Na ocasião, AC/DC, Metallica, Pantera e várias outras bandas de rock se apresentaram.