AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Comportamento / COMO ASSIM?

Entenda polêmica de Ana Paula Minerato, acusada de racismo após repercussão de áudios

Ana Paula Minerato repercute na internet após utilizar termos racistas para se referir à cantora Ananda na madrugada desta segunda-feira (25) - entenda

da Redação Publicado em 25/11/2024, às 14h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Entenda a polêmica de Ana Paula Minerato, acusada de racismo após repercussão de áudios - Reprodução/Instagram
Entenda a polêmica de Ana Paula Minerato, acusada de racismo após repercussão de áudios - Reprodução/Instagram

Áudios atribuídos a Ana Paula Minerato, musa da Gaviões da Fiel, estão gerando grande repercussão nas redes sociais desde a madrugada desta segunda-feira (25). Em uma conversa com o rapper KT, a radialista utilizou termos pejorativos para se referir ao cabelo e à pele da cantora Ananda, do grupo Melanina Carioca.

Ananda se manifestou nas redes sociais: "Insegura. Bonita por fora, mas feia por dentro". Ela criticou Minerato e prometeu tomar providências. “Não tenho medo de você, não. Agora você vai ver o que arrumou. O buraco vai ser mais embaixo”, declarou a cantora em vídeo publicado nos stories. No áudio vazado, Minerato teria chamado Ananda de “neguinha” e “cabelo duro”.

Com a polêmica, Ana Paula Minerato desabilitou os comentários em seus posts recentes e ainda não se pronunciou oficialmente. Além de perder o título de musa da Gaviões da Fiel, a influenciadora ainda foi desligada da rádio Band FM, onde trabalhava desde 2015.

Pronunciamento de Tati Minerato

Irmã de Ana Paula, Tati Minerato fez questão de se posicionar contra as declarações atribuídas à familiar. Em uma publicação nas redes sociais, Tati destacou sua rejeição a qualquer forma de racismo e relembrou sua trajetória no samba, marcada pela valorização da cultura negra.

"Desde criança, em minha família, fui ensinada sobre a importância do respeito ao próximo. Minha mãe, Dona Sílvia, foi uma figura central nesse processo, sempre nos mostrando o valor de tratar todas as pessoas com igualdade e dignidade", escreveu nos stories.

"Entretanto, diante do ocorrido envolvendo minha irmã, Ana Paula Minerato, preciso dizer que, por mais que o amor pela minha família seja inegável, não posso e não devo ser associada a atitudes que não condizem com aquilo em que acredito", continuou Tati.

"Lamento profundamente o episódio e reitero que jamais apoiei ou apoiarei qualquer atitude que desrespeite ou agrida outra pessoa. Meu compromisso será sempre com o respeito, a inclusão e a igualdade", afirmou.

Comunicado oficial da Gaviões da Fiel

A escola de samba Gaviões da Fiel anunciou o desligamento de Ana Paula Minerato em nota oficial. No comunicado, a agremiação destacou sua postura firme contra o racismo e reafirmou o compromisso com valores como respeito, inclusão e igualdade.

Ana Paula Minerato
Entenda polêmica de Ana Paula Minerato, acusada de racismo após repercussão de áudios - Leo Franco/Agnews

"A diretoria do Gaviões da Fiel Torcida e a Comissão de Carnaval comunicam o desligamento da musa Ana Paula Minerato de todas as atividades e representações ligadas aos Gaviões. A decisão foi tomada após a divulgação de condutas incompatíveis com os valores e princípios que defendemos, incluindo manifestações de cunho racista", diz o texto.

Vale lembrar que, no Carnaval 2025, a Gaviões da Fiel irá apresentar o enredo Irin Ajó Emi Ojisé (A Viagem do Espírito Mensageiro). O tema principal são os rituais com máscaras, um símbolo da diversidade das etnias africanas.

Demissão de Ana Paula Minerato

Além de ter sido desligada da escola de samba, a emissora Band também emitiu uma nota repudiando as declarações da radialista e anunciou sua demissão. Confira o comunidado enviado pela assessoria:

"A Band repudia veementemente qualquer forma de racismo, discriminação ou preconceito. As declarações de Ana Paula Minerato, mesmo sendo de cunho pessoal, não estão alinhadas com os valores e diretrizes da emissora. Por esse motivo, a colaboradora foi desligada da empresa."

Leia também:

Como as escolas devem agir em casos de racismo entre alunos? Filha de Samara Felippo foi vítima

O que é racismo estrutural? Entenda o termo que Wanessa Camargo usou para se desculpar