AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Médico explica o que é blefaroplastia: procedimento utilizado por Gretchen

O lifting das pálpebras é bastante comum no Brasil, sendo 143 mil intervenções por ano e o número deve aumentar após relato da artista sobre o rosto

por Renata Rode
[email protected]

Publicado em 05/08/2024, às 17h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gretchen exibe olhos vermelhos e inchados após procedimento - Reprodução: Instagram
Gretchen exibe olhos vermelhos e inchados após procedimento - Reprodução: Instagram

Gretchen surpreendeu os fãs ao postar imagens nas redes sociais com os olhos inchados e avermelhados, resultado de uma blefaroplastia, cirurgia que remove o excesso de pele das pálpebras. De acordo com a cantora, o inchaço era esperado, e ela estava se recuperando bem. Em diversas postagens a artista explica em detalhes como está sendo sua recuperação e, mesmo após dias do procedimento, se mostra satisfeita com o resultado.

O cirurgião plástico Dr. Nicola Biancardi, com pós graduação pelo Instituto Ivo Pitanguy e pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC RJ), comenta que Gretchen optou pelo procedimento associado com uma elevação de sobrancelha. “Chama-se blefaroplastia com elevação de sobrancelha. Ela também fez a retirada de pele e bolsa da parte superior, pele e bolsa da parte inferior, com fixação do canto do olho na lateral para fazer a técnica chamada ‘fox eyes’, ou ‘olhar da raposa’, que resulta nesse olho mais ‘alongadinho’ na parte de fora do olhar, da órbita do olho. Isso é feito mediante uma fixação do canto do olho, para que você eleve a rima do olho. Quando a gente faz essa elevação em cima da sobrancelha, abre a lateral dos olhos e essa técnica promove a impressão visual de um olhar mais descansado”, explica.

Comum em mulheres acima de 40 anos, o “lifting das pálpebras” não é apenas uma questão de estética, já que o excesso de pele pode envelhecer o rosto e até prejudicar a visão. Nesse contexto, a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética registrou 143 mil blefaroplastia no Brasil em 2022, sendo que o número não para de crescer. Engana-se quem pensa que somente pacientes mais velhos procuram o método. “Hoje, as pessoas estão procurando cada vez mais fazerem cirurgias de blefaroplastia e de elevação da cauda da sobrancelha para realmente abrir o olhar independentemente da idade. Eu tenho paciente de 30 anos de idade que já fez”, conta o especialista.

Ainda, segundo o médico, a idade média para escolha pelo procedimento gira em torno de 50 aos 70 anos. “Essa é uma cirurgia que pode ser realizada tanto no homem quanto na mulher, o que muda é a parte da sobrancelha que a gente eleva mais. No caso da mulher, a gente eleva mais a porção lateral da sobrancelha para que a paciente consiga maquiar-se de uma forma mais eficaz”, comenta.

Assim como Gretchen falou nas redes sociais para seus seguidores, o inchaço é normal. “Torna-se necessário para a recuperação 5 dias pelo menos de pós-operatório, porque os olhos ficam bastante inchados. É comum que as áreas de vermelhidão e roxo fiquem evidentes, já que se trata de equimoses de pós-operatório ou mesmo hematoma, como muita gente conhece. Essa região fica bastante inchada por um período de 15 dias, porém, normalmente a paciente pode retornar suas atividades de trabalho com protetor ou com uma base sem problema nenhum após uma semana, que é o período normalmente em que se faz a retirada dos pontos, tanto da parte de cima quanto da parte de baixo dos olhos”, ressalta Biancardi. Já para a elevação da sobrancelha os pontos são retirados com 10 dias. “Lembrando que os roxos é que podem permanecer por um tempo um pouco maior e é preciso ter muito cuidado e não tomar Sol, porque a mancha na região pode se tornar irreversível”, finaliza.