AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Em 2024, TV aberta transmitirá reality shows de confinamento por 243 dias

Número corresponde a 66,4% dos dias deste ano bissexto e não deixa margem para que o telespectador possa respirar entre uma produção e outra

por Renan Pereira, colunista de Ana Maria Digital

Publicado em 21/08/2024, às 12h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ana Clara apresenta o "Estrelas da Casa" - Ruan Ribeiro_TV GLOBO
Ana Clara apresenta o "Estrelas da Casa" - Ruan Ribeiro_TV GLOBO

Até o final de 2024, a televisão brasileira transmitirá reality shows de confinamento em 243 dias do ano, segundo levantamento inédito realizado pela coluna Melhores da TV, de AnaMaria. Isto corresponde a 66,4% dos dias deste ano bissexto, que terá 366 dias ao todo. 

A conta levou em consideração o "Big Brother Brasil 2024" (Globo), que começou em 08/1 e terminou em 16/4, o novato "Estrelas da Casa" (Globo), que teve inicio em 13/8 e está previsto para acabar em 01/10 e, por fim, o já consagrado "A Fazenda" (Record), que estreia em 16/9 e tem previsão de término para 20/12.

Vale destacar que a soma se deu apenas com reality shows de confinamento - aqueles nos quais os participantes ficam "enjaulados" fora da realidade, sem contato com parentes, amigos ou redes sociais - e não levou em consideração competições como o "Master Chef" (BAND), por exemplo, que também trazem elementos da realidade. 

Sem tempo pra fazer a digestão...

Neste sentido, a grande quantidade de reality shows não deixa margem, na TV aberta, para o público se recuperar daqueles que já foram produzidos anteriormente, afinal, os veículos de entretenimento e páginas de fofocas ainda repercutem as atitudes de Davi Brito, vencedor do Big Brother Brasil 24, da TV Globo.

Em contrapartida, nos anos anteriores, o espaço de tempo entre o final do "BBB", da Globo, e o inicio de "A Fazenda", da TV Record, funcionava como uma espécie de intervalo entre duas grandes refeições. Porém, agora, com o "Estrelas da Casa" no meio do caminho, e que será transmitido também durante as primeiras semanas do programa da Record, competindo inclusive pela audiência, parece que o público não tem tempo de digerir uma coisa ou outra.

O resultado disso tudo é o enjoo, a ojeriza. Não à toa, os primeiros números de audiência do "Estrela da Casa" não agradaram, marcando uma média de 12 pontos na primeira semana, mesmo tendo como apresentadora a carismática Ana Clara. Não seria o momento, neste caso, de rever o conteúdo? Porque show de barracos, brigas e subcelebridades é divertido, mas tem limite.