Atriz conversou com Ana Maria sobre o monólogo que está em cartaz em Copacabana, no Rio de Janeiro
A atriz Adriana Birolli, famosa por papéis marcantes nas novelas televisivas, tem uma missão difícil, principalmente para nós, brasileiros: o de ensinar a dizer "não". Para isso, ela utiliza o humor e encena o monólogo "não", no Rio de Janeiro. Ela disse sim à Ana Maria Digital e conversou conosco sobre o tema de sua peça. Confira o papo exclusivo!
Você acha que a habilidade de dizer "não" é importante na vida cotidiana? Por quê?
"Com certeza! Para que a gente consiga ter equilíbrio. É fundamental saber dizer não quando não é nossa vontade fazer algo ou quando não podemos e muitas vezes acabamos passando por cima de nós mesmos para agradar aos outros. É importante até para mantermos nossa saúde mental e física."
Você já teve experiências pessoais relacionadas a dizer "não" que influenciaram sua interpretação do papel?
"Com certeza! Muitas vezes é preciso defender nossas convicções a respeito de um personagem assim como é importante estar aberto à opiniões diferentes das nossas, mais uma vez é uma questão de equilíbrio e bom senso. Já briguei por um posicionamento de personagem que pouco depois foi fundamental para a criação dela."
Você acredita que há uma diferença entre ser firme e ser rude ao dizer "não"? Se sim, como seu personagem aborda essa distinção na peça?
"Sim! O não não precisa ser ofensivo e muito menos ser dito de maneira bruta. É só ter o entendimento de se respeitar e explicar ao outro o por que do não. Quando a gente tem a habilidade de deixar os motivos claros é muito mais fácil para o outro entender sem se ofender o se chatear."
Você teve alguma situação desafiadora ao ensaiar ou interpretar esta peça que destacou a importância de saber dizer "não"?
"No quesito artístico não me lembro de nada marcante, eu e Diogo trabalhamos muito bem juntos e sabemos entender um ao outro e aceitar nossos sins e nãos. Mas na produção eu me deparo o tempo todo com situações onde tenho que dizer não, as vezes é difícil mas é muito importante para a carreira do espetáculo ter o discernimento para tomar certas decisões."
Como você espera que essa peça possa inspirar o público a ser mais assertivo em suas próprias vidas?
"O espetáculo abre a mente das pessoas com relação a situações cotidianas. O público se diverte mas sai pensando e refletindo sobre suas atitudes e dificuldades nas negativas. Recebo muitos relatos de pessoas que assistiram a peça e mudaram suas atitudes e passaram a se respeitar mais. Isso me deixa muito feliz, perceber que a minha arte está ajudando as pessoas."
Serviço:
Não! Uma Comédia sobre a dificuldade de dizer não com Adriana Birolli
Local: Teatro Claro MAIS RJ - Rua Siqueira Campos, 143, 2º piso, Copacabana, Rio de Janeiro – RJ
Temporada: 14 de março a 04 de abril
Dia e horário: quintas-feiras, às 20h
Ingressos: de R$ 70 a R$ 140, vendas pelo site.
Duração: 65 minutos
Classificação etária: 12 anos
*RENAN PEREIRA é jornalista em formação pela Universidade Cruzeiro do Sul. Possui bacharelado e licenciatura em Letras pela UNESP (Universidade Estadual Júlio de Mesquista Filho) e MBA em Marketing Estratégico Digital.