Chuvas intensas, frente fria e ventania marcam clima no fim de outubro - Reprodução/Climatempo
CHUVA POR AÍ

Chuvas intensas, frente fria e ventania marcam clima no fim de outubro

Chuvas intensas devem atingir diversas regiões do Brasil, ciclone extratropical no Sul e temporais no Centro-Oeste e Norte - veja a previsão do tempo

da Redação Publicado em 21/10/2024, às 11h40

Pensou que os temporais tivessem acabado? Pelo contrário. A próxima semana promete ser marcada por chuvas intensas e mudanças bruscas no clima em várias regiões do Brasil. A previsão, segundo a Climatempo, ainda aponta para a formação de um ciclone extratropical no Sul, além de temporais que podem causar estragos no Centro-Oeste e Norte do país.

Com mais frequência, chuvas intensas também devem ocorrer no Sudeste e Nordeste. A agricultura se beneficia com o tempo, mas contamos com riscos de ventos fortes e alagamentos - confira mais a seguir com AnaMaria e veja a previsão em todo o Brasil:

Previsão do tempo no Sul

No Sul, as chuvas leves iniciam a semana em partes de Santa Catarina e Paraná, com tempo firme predominando no Rio Grande do Sul. No entanto, a partir de quarta-feira (23), um ciclone extratropical se formará no litoral do estado, avançando para o oceano.

Esse fenômeno trará chuvas intensas, ventos acima de 70 km/h e queda de granizo nos três estados da região, com risco de danos em lavouras e estruturas. A previsão é de um acumulado de 20 a 50 mm de chuva, contribuindo para a umidade do solo sem grandes prejuízos à agricultura.

Chuvas intensas no Sudeste

No Sudeste, a circulação atmosférica favorece a formação de nuvens carregadas, com pancadas de chuva esperadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Inmet emite alerta para chuvas intensas em todo país - Rovena Rosa/Agência Brasil

 

A partir de quinta-feira (24), uma frente fria trará temporais que poderão causar ventos fortes e queda de energia, principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais.

Ventania no Centro-Oeste

A região Centro-Oeste também enfrentará instabilidade, com temporais previstos entre quarta e quinta-feira em Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

As chuvas podem chegar a 70 mm, ajudando a recuperar as pastagens e a manter a umidade do solo. Porém, há alerta para ventos fortes e queda de granizo em algumas áreas.

Deserto do Saara: após 30 anos, chuvas raras fazem região alagar - veja foto

Nordeste tem risco de incêndio

No Nordeste, o sul do Maranhão, Piauí e Bahia terão uma semana de chuvas intensas, com previsão de acumulados de até 40 mm em algumas cidades. No litoral de Alagoas, Pernambuco e Paraíba, as chuvas serão moderadas, enquanto Teresina (PI) e São Luís (MA) terão tempo firme. No interior, as temperaturas podem chegar a 39°C, elevando o risco de incêndios.

Temporais no Norte

No Norte, temporais devem atingir Amazonas, Tocantins, sul do Pará e Acre. A semana começa abafada, com previsão de chuvas fortes e trovoadas. Em contraste, o centro-norte do Pará, norte de Roraima e Amapá terão uma semana mais seca.

O acumulado de chuvas na região pode variar entre 30 e 50 mm, mas os níveis dos rios continuam baixos, com recuperação esperada apenas para o início de 2024.

*Com informações do meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller, e da Climatempo.

Leia também:

Feriados de outubro e clima: tudo sobre como será o próximo mês

Alerta! Veja como se cuidar em cidades com clima seco e sol alaranjado

alagamento previsão do tempo frente fria alerta laranja clima em outubro chuvas intensas ciclote extratropical ventania ventos fortes alerta de temporal queda de energia fim de outubro

Leia também

Caso Luciano D’Adamo: após coma, homem acorda 'em 1980' sem reconhecer esposa e filho


Vaticano publica carta: veja o que Papa Francisco escreveu!


Apostador de Uberlândia ganha na Lotofácil — será que temos chances? Confira as probabilidades


Saiba quanto custa beber no melhor bar do Brasil — e o que você encontra por lá


Comentarista, relembre as opiniões de Maguila que viralizaram


Mulheres no comando da casa? Novo Censo do IBGE mostra cenário inédito no Brasil